Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 21/09 - Muller e Thompson venceram pelo WTCC em Imola
 21/09 - Os resultados do WTCC em Ímola
 21/09 - Daniel ganhou a batalha da Copa Vicar
 21/09 - Os números da V8
 21/09 - Di Resta ganhou a prova do DTM na Espanha
 21/09 - Maurício venceu de ponta a ponta a primeira do ´Playoff´
 21/09 - Os números da Júnior
 21/09 - Fábio Fogaça fatura a prova da Júnior em Pinhais
 20/09 - Zonta e Da Matta também ficaram entre os dez primeiros
 20/09 - Veja o resultado completo da prova da GrandAm
 20/09 - Com show de competência, Matos venceu a última da GrandAm
 20/09 - Finger conquistou a pole na Júnior
 20/09 - Fábio Fogaça larga da quarta fila em sua volta à Stock Jr.
 20/09 - Rydell vai encabeçar a dobradinha da Seat no grid da WTCC em Imola
 20/09 - Átila Abreu quer ganhar posições na corrida que abre a Superfinal
 20/09 - Superleague: Corinthians e Pizzonia são os mais rápidos em Nurburgring
 20/09 - Sete dos que disputam o título saem entre os "Top ten"
 20/09 - A formação do grid para a 1ª prova do ´Playoff´
 20/09 - Maurício larga na pole da V8 em Pinhais
 20/09 - ?Salu? na pole position da Copa Vicar

... 160 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados