Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/09 - Cordova atingiu 120 pontos na tabela
 07/09 - Negrão/Mattheis venceram no encerramento da programação no Rio
 07/09 - Hamilton faturou na pista, mas o troféu da vitória ficou para Massa
 07/09 - Matos é campeão, e Bia fica com a 3ª posição na tabela da Indy Light
 07/09 - Vitte faturou a rodada carioca da Clio
 07/09 - Salles/Rosset ganharam a primeira do dia pela GT3
 07/09 - Carioca Henrique Lambert abandona 12ª etapa em Jacarepaguá
 07/09 - Felipe Ferreira faz corrida muito disputada no Rio de Janeiro
 07/09 - Merlo abre cinco pontos de vantagem na tabela
 07/09 - Rafael Suzuki chega em quinto na Alemanha
 07/09 - Merlo Neto venceu também a prova deste domingo pela Sul-americana
 07/09 - Primeira fila toda verde e amarela na decisão da Indy Light
 06/09 - Salles/Rosset conquistaram as duas poles da GT3 no Rio
 06/09 - Confira os grids da GT3 no Rio
 06/09 - Lambert estréia com um sexto lugar em Jacarepaguá
 06/09 - Felipe Ferreira abandona no começo da corrida no Rio de Janeiro
 06/09 - Do Valle largará na pole da Clio
 06/09 - Rafael Suzuki larga na terceira fila neste domingo em Lausitz
 06/09 - Felipe Ferreira larga na quinta fila no domingo no Rio de Janeiro
 06/09 - Serra e Longo voltam a ser os mais velozes pela GT3

... 164 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados