Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 06/09 - Henrique Lambert larga na quarta fila neste domingo
 06/09 - Otero é pole também da prova do domingo
 06/09 - Confira os tempos da classificatória na Bélgica
 06/09 - Veja os tempos do quarto treino da Clio em Jacarepaguá
 06/09 - Felipe Ferreira otimista para as corridas no Rio de Janeiro
 06/09 - Paixão pelos supercarros está agitando o Rio de Janeiro
 06/09 - Rafael Suzuki busca melhora para o treino classificatório em Lausitz
 06/09 - Heidfeld abriu o dia na frente em Spa
 05/09 - Serra e Longo fecharam a melhor marca da GT3 no RJ
 05/09 - Os tempos dos treinos da GT3 em Jacarepaguá
 05/09 - Otero larga na pole da prova deste sábado pela Sul-americana
 05/09 - Massa foi o mais rápido da sexta-feira na Bélgica
 05/09 - Paioli foi o melhor do dia pela Copa Clio
 05/09 - Confira os tempos dos treinos da Copa Clio
 05/09 - Lambert larga na quinta fila em Jacarepaguá
 05/09 - Senna largará na pole position pela GP2 em Spa
 04/09 - Equipe Positron/Greco visa pódio no Rio de Janeiro
 04/09 - Felipe Ferreira otimista para corrida carioca
 04/09 - Carioca Henrique Lambert faz sua estréia no Rio de Janeiro
 04/09 - Um quilo de alimentos valerá entrada para provas no RJ

... 165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados