Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/09 - Veja a programação do final de semana no Rio
 04/09 - Tagliani substituirá Bernoldi na Conquest
 04/09 - Capparelli disputará também as últimas da Copa Vicar
 02/09 - Carbone, Negri Jr, Oliveira, Farfus Jr, Buzaid...novos totais nos rankings
 02/09 - Os Menezes abandonaram na Bolívia, mas seguem líderes do Sul-americano
 01/09 - Carbone ?sobrou? na prova de abertura da programação da WS
 01/09 - Depois do ?penalty mal marcado?, Buzaid venceu em Silverstone
 01/09 - Castro Neves quase ganhou. Mas os comissários...
 01/09 - Rocha conquistou um segundo lugar em Donington Park
 31/08 - Negri Júnior garantiu o brilho verde e amarelo na penúltima da GrandAm
 31/08 - Veja o resultado da 14ª etapa da GrandAm
 31/08 - Oliveira venceu, e Matsuda faturou o título da F-Nippon
 31/08 - Os números da Copa Vicar
 31/08 - Capparelli fechou na frente a 6ª etapa da Copa Vicar
 31/08 - Marcos Gomes superou Maurício na tabela da V8
 31/08 - Farfus Jr. e Porteiro venceram pelo WTCC em Oschersleben
 31/08 - Brito Filho embolsa US$ 1 Milhão na prova da Stock V8
 30/08 - Montagny/Rossiter ganharam a prova da ALMS em Detroit
 30/08 - Veja o resultado da nona etapa da ALMS
 30/08 - Freitas surpreendeu, e vai largar na pole da Copa Vicar no Rio

... 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados