|
 |
|
|
|
Duas novas regras da FIA estréiam no GP Brasil |
Domingo, 24 de Março de 2002 |
|
Duas das novas regras aprovadas pela reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo realizada na semana passada vão valer já a partir do Grande Prêmio do Brasil, que será realizado dentro de exatamente uma semana, em Interlagos.
Das novas normas, a que certamente vai gerar mais buxixo é aquela que determina que qualquer piloto que se envolver em um acidente partirá para a prova seguinte na condição de "infrator", o que fará com que perca 10 posições no grid.
Qualquer carro que não possa deixar o alinhamento por seus próprios meios 30 segundos depois da luz verde será retirado da formação, e levado até os boxes pelos "empurradores".
Na reunião da última quarta-feira o Conselho da FIA aprovou ainda outras medidas, a mais polêmica delas a que determina o uso de um único motor para todo o final de semana a partir de 2004. Também será aplicada a perda de 10 posições no alinhamento a qualquer piloto que por algum motivo tenha de ter substituído o propulsor de seu carro.
Uma das medidas aprovadas estréia no final deste ano: a que permite a realização de testes coletivos nos circuitos de Jerez de La Frontera e Barcelona, ambos na Espanha. Cada time poderá escolher entre um dos traçados para seus treinos, que poderão ser divididos em três sessões de três dias cada.
Já a partir do próximo ano, tanto os pilotos da Fórmula 1 quanto da Fórmula 3000 terão obrigatoriamente de usar o suporte de proteção de pescoço e cabeça conhecido como HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado por "drivers" das Fórmulas CART/FedEx e Toyota/Atlantic. A FIA vai se encarregar de conseguir a licença para uso do dispositivo junto à DaimlerChrysler, montadora que comprou os direitos de comercialização junto ao inventor, que trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
No ano que vem e em 2004, a Federação Internacional de Automobilismo vai determinar novas regras para a construção dos chassis dos carros de F-1. |
|
Jorge Kraucher |
|
» Leia também |
04/09 - Veja a programação do final de semana no Rio
04/09 - Tagliani substituirá Bernoldi na Conquest
04/09 - Capparelli disputará também as últimas da Copa Vicar
02/09 - Carbone, Negri Jr, Oliveira, Farfus Jr, Buzaid...novos totais nos rankings
02/09 - Os Menezes abandonaram na Bolívia, mas seguem líderes do Sul-americano
01/09 - Carbone ?sobrou? na prova de abertura da programação da WS
01/09 - Depois do ?penalty mal marcado?, Buzaid venceu em Silverstone
01/09 - Castro Neves quase ganhou. Mas os comissários...
01/09 - Rocha conquistou um segundo lugar em Donington Park
31/08 - Negri Júnior garantiu o brilho verde e amarelo na penúltima da GrandAm
31/08 - Veja o resultado da 14ª etapa da GrandAm
31/08 - Oliveira venceu, e Matsuda faturou o título da F-Nippon
31/08 - Os números da Copa Vicar
31/08 - Capparelli fechou na frente a 6ª etapa da Copa Vicar
31/08 - Marcos Gomes superou Maurício na tabela da V8
31/08 - Farfus Jr. e Porteiro venceram pelo WTCC em Oschersleben
31/08 - Brito Filho embolsa US$ 1 Milhão na prova da Stock V8
30/08 - Montagny/Rossiter ganharam a prova da ALMS em Detroit
30/08 - Veja o resultado da nona etapa da ALMS
30/08 - Freitas surpreendeu, e vai largar na pole da Copa Vicar no Rio
|
... 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 ... |
|
|
 |
|
 |