Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/09 - Veja a programação do final de semana no Rio
 04/09 - Tagliani substituirá Bernoldi na Conquest
 04/09 - Capparelli disputará também as últimas da Copa Vicar
 02/09 - Carbone, Negri Jr, Oliveira, Farfus Jr, Buzaid...novos totais nos rankings
 02/09 - Os Menezes abandonaram na Bolívia, mas seguem líderes do Sul-americano
 01/09 - Carbone ?sobrou? na prova de abertura da programação da WS
 01/09 - Depois do ?penalty mal marcado?, Buzaid venceu em Silverstone
 01/09 - Castro Neves quase ganhou. Mas os comissários...
 01/09 - Rocha conquistou um segundo lugar em Donington Park
 31/08 - Negri Júnior garantiu o brilho verde e amarelo na penúltima da GrandAm
 31/08 - Veja o resultado da 14ª etapa da GrandAm
 31/08 - Oliveira venceu, e Matsuda faturou o título da F-Nippon
 31/08 - Os números da Copa Vicar
 31/08 - Capparelli fechou na frente a 6ª etapa da Copa Vicar
 31/08 - Marcos Gomes superou Maurício na tabela da V8
 31/08 - Farfus Jr. e Porteiro venceram pelo WTCC em Oschersleben
 31/08 - Brito Filho embolsa US$ 1 Milhão na prova da Stock V8
 30/08 - Montagny/Rossiter ganharam a prova da ALMS em Detroit
 30/08 - Veja o resultado da nona etapa da ALMS
 30/08 - Freitas surpreendeu, e vai largar na pole da Copa Vicar no Rio

... 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados