|
 |
|
|
|
CART revisa regras para melhorar a competitividade |
Sexta-feira, 25 de Abril de 2003 |
|
Apenas dois dias depois de anunciar alterações no regulamento para o GP de Brands Hatch, próxima etapa do campeonato da Fórmula Mundial, a CART divulgou nesta sexta-feira uma série de mudanças nas regras da categoria para as próximas duas temporadas, começando por Milwaukee, que será disputado no dia 31 de maio. A principal delas é o fim da janela obrigatória de pit stops, criada no ano passado para evitar a economia de combustível durante as corridas. Esta regra ainda poderá ser utilizada nos circuitos ovais longos, como Fontana e Lausitz.
Outra alteração importante é em relação aos chassis, que terão o desenvolvimento aerodinâmico congelado do próximo dia 20 de maio até o fim do ano que vem. Com esta medida a CART espera reduzir os custos para os fabricantes e dar igualdade de condições para todas as equipes. As empresas que fornecem chassis para a categoria são a Lola e a Reynard. Uma das alterações prevê que no caso de uma bandeira amarela interromper a corrida nas dez voltas finais, a direção de prova terá o direito de colocar os retardatários no fim do grid, deixando o caminho livre para os líderes disputarem a vitória.
O uso do carro-reserva também será limitado. Na quinta-feira antes de cada corrida a equipe deverá indicar qual será seu carro principal durante o final de semana e só poderá trocar de chassi em caso de acidente ou dano irreparável no titular. Se o piloto precisar do carro-reserva depois de realizado o treino de classificação, terá que largar em último, em qualquer situação.
A CART também deixou claro seus objetivos para as próximas temporadas. No ano que vem cada equipe terá um limite de 15 funcionários por carro, incluindo apenas o pessoal que cuida da parte técnica, como os engenheiros e os mecânicos. Para 2005 a entidade estuda mudanças em vários componentes do carro e deve adotar motores V10 aspirados, utilizando a gasolina como combustível. Atualmente os carros são equipados com propulsores Ford V8 turbo e usam metanol. |
|
Luiz Rodrigues |
|
» Leia também |
04/09 - Veja a programação do final de semana no Rio
04/09 - Tagliani substituirá Bernoldi na Conquest
04/09 - Capparelli disputará também as últimas da Copa Vicar
02/09 - Carbone, Negri Jr, Oliveira, Farfus Jr, Buzaid...novos totais nos rankings
02/09 - Os Menezes abandonaram na Bolívia, mas seguem líderes do Sul-americano
01/09 - Carbone ?sobrou? na prova de abertura da programação da WS
01/09 - Depois do ?penalty mal marcado?, Buzaid venceu em Silverstone
01/09 - Castro Neves quase ganhou. Mas os comissários...
01/09 - Rocha conquistou um segundo lugar em Donington Park
31/08 - Negri Júnior garantiu o brilho verde e amarelo na penúltima da GrandAm
31/08 - Veja o resultado da 14ª etapa da GrandAm
31/08 - Oliveira venceu, e Matsuda faturou o título da F-Nippon
31/08 - Os números da Copa Vicar
31/08 - Capparelli fechou na frente a 6ª etapa da Copa Vicar
31/08 - Marcos Gomes superou Maurício na tabela da V8
31/08 - Farfus Jr. e Porteiro venceram pelo WTCC em Oschersleben
31/08 - Brito Filho embolsa US$ 1 Milhão na prova da Stock V8
30/08 - Montagny/Rossiter ganharam a prova da ALMS em Detroit
30/08 - Veja o resultado da nona etapa da ALMS
30/08 - Freitas surpreendeu, e vai largar na pole da Copa Vicar no Rio
|
... 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 ... |
|
|
 |
|
 |