Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 30/08 - Na chuva, Bueno conquistou a pole position para a ?Corrida do 1 Milhão?
 30/08 - Finger ganhou a chuvosa prova da Stock Júnior no Rio
 30/08 - Friselle/Wilkins largam na pole da penúltima prova da GrandAm
 29/08 - Brabham/Sharp na pole, e De Ferran completará 1ª fila do grid da ALMS
 29/08 - Veja o grid completo da ALMS em Detroit
 29/08 - Auberlen/Hand dominaram, e Zonta foi o 2º da GrandAm em New Jersey
 29/08 - Bueno foi o mais rápido da sexta-feira pela V8
 29/08 - Finger imbatível pela Stock Júnior
 29/08 - Salustiano foi o melhor no segundo treino da Copa Vicar
 29/08 - Finger dominou também no segundo treino da Júnior no Rio
 29/08 - Maluhy surpreendeu no treino da V8 em Jacarepaguá
 29/08 - Comando ?doméstico? no primeiro treino da Copa Vicar no Rio
 29/08 - Finger começou na frente as atividades no RJ
 28/08 - GP Brasil: Confira os inscritos no evento
 28/08 - Fraga continua ?atropelando? os adversários no Asian Open
 27/08 - Carreata da ?Corrida do 1 Milhão de Dólares? é atração desta quinta no RJ
 27/08 - Programação completa do final de semana no Rio
 27/08 - Autosport vai patrocinar última etapa da LMS
 26/08 - Audi segue fazendo dobradinhas na ALMS
 26/08 - ALMS: Confira como estão as tabelas

... 167 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados