Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/08 - Resultado geral da prova canadense da ALMS
 26/08 - ALMS: Veja os resultados por classes no Canadá
 26/08 - Fässler e Deletraz venceram de novo, e Negrão foi 2º pelo FIA GT
 26/08 - FIA GT: veja a classificação
 26/08 - O resultado da disputa do domingo pelo FIA GT
 26/08 - GrandAm: Angelelli/Valiante quebraram a seqüência de vitórias da Riley
 26/08 - Grand American Series: Confira o resultado da 13ª etapa
 26/08 - A classificação da GrandAm
 26/08 - Castro Neves desencantou, e venceu com carro reserva
 26/08 - Os números da F-Indy
 24/08 - Os números do ?circo?
 24/08 - Passeio no GP da Europa recolocou Massa na vice-liderança da tabela
 23/08 - Vitória suíça na ?primeira metade? da rodada romena do FIA GT
 23/08 - Massa festeja sua 12ª pole no ?circo?
 22/08 - Angeli/Valiante sairão na frente pela GrandAm na Califórnia
 22/08 - Confira os inscritos para a prova no no Infineon Raceway
 22/08 - Hezemans e Gollin fecharam na frente o treino do FIA GT em Buchareste
 22/08 - Räikkönen abriu na frente as atividades em Valência
 22/08 - Veja as marcas dos treinos para o GP da Europa
 21/08 - FIA GT: Vitaphone Racing terá carros mais pesados na Romênia

... 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados