Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Uma autêntica prova de ´Destroy-Car´
Quinta-feira, 28 de Setembro de 2006
 
Por Eduardo Homem de Mello

Confesso que é muito mais cômodo comentar corridas na cabine da Band que tentar domar o potente e nervoso Stock Light.

A convite de Murillo Macedo, que se recupera de uma delicada cirurgia, participei a bordo do carro 54 da equipe JB Racing da sétima etapa do Campeonato Brasileiro da Stock Car Light, disputada em Brasília no último domingo.

O primeiro contato com o carro não foi muito animador, já que o Stock ficou pronto apenas na primeira etapa, disputada em São Paulo, e de lá para cá os mais variados problemas acabaram por deixar o chefe de equipe Celso Jordão sem nenhuma base para os ajustes.

Além disso, uma batida na segunda etapa praticamente destruiu o carro e isso, o que aliado è enfermidade do Murillo, impediu que a máquina pudesse participar regularmente das etapas.

Aceito o convite, cheguei a Brasília disposto a ajudar a equipe a desenvolver e testar alguns ajustes partindo do zero, o que logo notei que não seria uma tarefa fácil, pois de imediato o carro se mostrou avesso a ajustes, e com uma enorme tendência de sair de frente.

De tão ´dianteiro´, o comportamento do carro provocou um comentário do Jorge Freitas, chefe de equipe do campeão antecipado Marcos Gomes, que disse: "Não sei mais o que fazer para colocar o carro numa trajetória neutra sem que ele role de frente", um comentário que deixou todos dentro da a todos da todos dentro da JB Racing convictos de que estávamos no caminho certo.

Utilizamos todos os treinos para testar molas e calibragens, mas principalmente para tentar entender o comportamento do carro, já que a tendência ´dianteira´ obriga o piloto a tirar o pé do acelerador, aguardar a volta à trajetória ideal para só depois acelerar, o que implica em uma enorme perda de tempo a cada curva, aumentando demais o tempo gasto para completar uma volta.

Na sessão de classificação uma imprevisível chuva caiu logo após minha entrada na pista para as duas voltas cronometradas à qual cada piloto tem direito, e acabei conquistando a terceira vaga para o grid, situação que mudou até o final da classificatória, quando três pilotos que haviam abortado suas primeiras voltas, passaram a minha frente.

Apesar da sexta posição no alinhamento, a equipe ficou animada com o excelente tempo obtido na minha primeira volta de classificação, quando fiquei apenas sete décimos atrás de Marcos Gomes, que garantiu a saída na pole position, um sinal de que o Jordão ´acertou a mão´ entregando-me um carro muito bem equilibrado.

Uma autêntica prova de ´Destroy-Car´

Minha participação na corrida foi um capitulo a parte, onde fiquei espantado e preocupado com a maneira com que a garotada conduz um carro tão potente, propiciando ao público um espetáculo digno de um campeonato de demolição do tipo ?Destroy- Car?, o que obrigou a Direção de Prova a determinar quatro intervenções do Safety Car para conter os ânimos, juntar os cacos e recompor as barreiras de proteção.
Um horror, sem dúvida.

Uma característica marcante e de fácil percepção no carro da Stock Light é a rapidez com que se perde a aderência, dificultando ao máximo a possibilidade de andar rápido, o que deixa claro que o piloto que tiver a capacidade de se ajustar às condição de momento, freando antes, contornando mais lentamente as curvas dentro das possibilidades dos pneus, com certeza chegará ao final da corrida com enormes chances de vitória.

Cumpridos os 40 minutos da prova, tive a alegria de perceber que os envolvidos nos acidentes não sofreram nenhuma conseqüência física, e, a nível pessoal, encarei minha posição como uma vitória de um piloto de 52 anos que após duas temporadas parado largou em sexto, ganhou duas colocações, foi atropelado por um afobado Leonardo Burti retornando como último colocado da sexta volta, e após ter escapado de cinco acidentes cruzou a linha de chegada no décimo lugar.

Sem dúvida foi uma vitória inesquecível.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/08 - Resultado geral da prova canadense da ALMS
 26/08 - ALMS: Veja os resultados por classes no Canadá
 26/08 - Fässler e Deletraz venceram de novo, e Negrão foi 2º pelo FIA GT
 26/08 - FIA GT: veja a classificação
 26/08 - O resultado da disputa do domingo pelo FIA GT
 26/08 - GrandAm: Angelelli/Valiante quebraram a seqüência de vitórias da Riley
 26/08 - Grand American Series: Confira o resultado da 13ª etapa
 26/08 - A classificação da GrandAm
 26/08 - Castro Neves desencantou, e venceu com carro reserva
 26/08 - Os números da F-Indy
 24/08 - Os números do ?circo?
 24/08 - Passeio no GP da Europa recolocou Massa na vice-liderança da tabela
 23/08 - Vitória suíça na ?primeira metade? da rodada romena do FIA GT
 23/08 - Massa festeja sua 12ª pole no ?circo?
 22/08 - Angeli/Valiante sairão na frente pela GrandAm na Califórnia
 22/08 - Confira os inscritos para a prova no no Infineon Raceway
 22/08 - Hezemans e Gollin fecharam na frente o treino do FIA GT em Buchareste
 22/08 - Räikkönen abriu na frente as atividades em Valência
 22/08 - Veja as marcas dos treinos para o GP da Europa
 21/08 - FIA GT: Vitaphone Racing terá carros mais pesados na Romênia

... 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados