Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros iguais e muita disputa entre as mulheres na Ford Fiesta
Terça-feira, 14 de Agosto de 2001
 
As mulheres estão nas pistas com o Campeonato Brasileiro de Ford Fiesta Feminino. Idealizado por Maria Helena Fittipaldi, presidente da Ampacom (Associação das Mulheres Pilotos de Automobilismo de Competição), e apoiado pela Ford Brasil, a competição vem conseguindo preencher os 16 lugares no grid com facilidade. Tudo isso porque os modelos Fiesta foram modificados para se tornarem mais competitivos, mas conservando as principais características dos modelos de rua.

Os 16 modelos Fiesta colocados à disposição da organização do Campeonato Brasileiro passaram por modificações. O responsável pelo desenvolvimento, preparação e manutenção dos carros é o Centro Pilotagem Roberto Manzini, de São Paulo. Na sexta-feira, um dos instrutores do Centro de Pilotagem, o André Bragantini ou o Giuliano Losacco, acerta o protótipo e passa os acertos para os 16 carros, que ainda serão sorteados entre as pilotos. Essa medida visa a redução de custos e torna a categoria ainda mais equilibrada e emocionante para os espectadores. "Esta é a primeira vez no Brasil que os carros são sorteados para as provas", explica Beto Manzini. "Já aconteceu isso em provas promocionais, mas nunca em um campeonato inteiro."

O motor do Fiesta de competição é o Zetec Rocam 1.6, o mesmo utilizado no modelo vendido nas concessionárias. Mas a diferença está na potência, que passou de 95 cavalos para 105 cv a 6 mil rpm. O aumento na potência foi conseguido por meio do mapeamento do módulo de gerenciamento efetuado pelo Campo de Provas Ford, em Tatuí ? SP, e Visteon eletrônica que acompanha todas as etapas efetuando check no local.

Outra modificação interessante, para deixar o carro com cara de competição, foi feita do tubo primário do escapamento para trás, mas o coletor de escape original foi mantido. Assim o motor deixa as características silenciosas do modelo de rua para um barulho de competição mesmo. "Redimensionamos o escapamento do Fiesta. O barulho não chega a ser tão alto quanto os outros carros de competição, mas é bem mais barulhento que os modelos de rua. Apesar disso, usamos um abafador para reduzir os níveis de decibéis", explica Manzini.

As mudanças no carro agradaram as competidoras. "Todo mundo está andando muito junto. Os carros estão bem equilibrados. Faltava uma categoria como essa para as mulheres", diz a pernambucana Danuza Moura, de 21 anos, vencedora da segunda etapa, em Caruaru. "Temos de ressaltar o grande trabalho que a Maria Helena, o Roberto Manzini e a Ford estão fazendo para deixar a categoria equilibrada e atraente", explica a piloto que também corre no Brasileiro da Stock Light.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 26/08 - Resultado geral da prova canadense da ALMS
 26/08 - ALMS: Veja os resultados por classes no Canadá
 26/08 - Fässler e Deletraz venceram de novo, e Negrão foi 2º pelo FIA GT
 26/08 - FIA GT: veja a classificação
 26/08 - O resultado da disputa do domingo pelo FIA GT
 26/08 - GrandAm: Angelelli/Valiante quebraram a seqüência de vitórias da Riley
 26/08 - Grand American Series: Confira o resultado da 13ª etapa
 26/08 - A classificação da GrandAm
 26/08 - Castro Neves desencantou, e venceu com carro reserva
 26/08 - Os números da F-Indy
 24/08 - Os números do ?circo?
 24/08 - Passeio no GP da Europa recolocou Massa na vice-liderança da tabela
 23/08 - Vitória suíça na ?primeira metade? da rodada romena do FIA GT
 23/08 - Massa festeja sua 12ª pole no ?circo?
 22/08 - Angeli/Valiante sairão na frente pela GrandAm na Califórnia
 22/08 - Confira os inscritos para a prova no no Infineon Raceway
 22/08 - Hezemans e Gollin fecharam na frente o treino do FIA GT em Buchareste
 22/08 - Räikkönen abriu na frente as atividades em Valência
 22/08 - Veja as marcas dos treinos para o GP da Europa
 21/08 - FIA GT: Vitaphone Racing terá carros mais pesados na Romênia

... 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados