Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/08 - Resultado geral da prova canadense da ALMS
 26/08 - ALMS: Veja os resultados por classes no Canadá
 26/08 - Fässler e Deletraz venceram de novo, e Negrão foi 2º pelo FIA GT
 26/08 - FIA GT: veja a classificação
 26/08 - O resultado da disputa do domingo pelo FIA GT
 26/08 - GrandAm: Angelelli/Valiante quebraram a seqüência de vitórias da Riley
 26/08 - Grand American Series: Confira o resultado da 13ª etapa
 26/08 - A classificação da GrandAm
 26/08 - Castro Neves desencantou, e venceu com carro reserva
 26/08 - Os números da F-Indy
 24/08 - Os números do ?circo?
 24/08 - Passeio no GP da Europa recolocou Massa na vice-liderança da tabela
 23/08 - Vitória suíça na ?primeira metade? da rodada romena do FIA GT
 23/08 - Massa festeja sua 12ª pole no ?circo?
 22/08 - Angeli/Valiante sairão na frente pela GrandAm na Califórnia
 22/08 - Confira os inscritos para a prova no no Infineon Raceway
 22/08 - Hezemans e Gollin fecharam na frente o treino do FIA GT em Buchareste
 22/08 - Räikkönen abriu na frente as atividades em Valência
 22/08 - Veja as marcas dos treinos para o GP da Europa
 21/08 - FIA GT: Vitaphone Racing terá carros mais pesados na Romênia

... 168 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados