Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Pacote de sugestões para a F-1 tem nove itens
Quinta-feira, 10 de Outubro de 2002
 
A Federação Internacional de Automobilismo divulgou um documento com nove sugestões de alterações regulamentares para, ao ver da entidade, fazer com que caiam os custos, e que haja um maior equilíbrio de forças entre os times da Fórmula 1 a partir de 2003.

A mais polêmica das é a de extinguir o vínculo dos pilotos com as equipes. Pela sugestão, os pilotos teriam vínculos com a comissão de Fórmula 1 da FIA, e correriam as provas realizando um rodízio entre os carros dos times inscritos no Mundial.

Conheça abaixo as propostas de alterações na regulamentação, que serão discutidas pelo Conselho Mundial da FIA na reunião marcada para o próximo dia 28 de outubro.

Intercâmbio de pilotos

Os pilotos deixam de ter seus contratos vinculados às equipes, fazendo suas inscrições junto à Comissão de Fórmula 1 da FIA. Um sorteio definiria por quais equipes estes pilotos disputariam as primeiras dez corridas do ano. Para as demais etapas do certame, o líder da classificação poderia escolher quais times desejaria defender nas sete etapas finais. A ordem de participação por estes times também seria definida por sorteio.

Quatro classificatórias

Ao invés da sessão única com 1 hora de duração atualmente realizada aos sábados, as sessões classificatórias para cada uma das corridas do certame passariam a ser quatro: duas às sextas-feiras, e as demais no sábado. As posições nos grids seriam determinadas a partir da somatória dos tempos das quatro sessões.

Pneus

Os fabricantes de pneus forneceriam dois tipos de compostos para cada equipe, mas estariam liberados para desenvolver tipos específicos para cada time. Ao ver da FIA, este procedimento faria com que cada time pudesse ter pneus adequados a seus próprios carros.

Lastro

A já bastante discutida proposta de adição de lastro aos carros, faria com que um quilo de peso extra fosse adicionado ao bólido a cada ponto alcançado pela vitória numa corrida.

Testes
Haveriam restrições à realização de testes nas pistas que recebem o ?circo?, e cada time passaria a ter direito a apenas 12 sessões de ensaio entre os meses de fevereiro e novembro.

Motores

A partir do próximo ano, cada piloto poderia usar um único motor por corrida. Já a partir de 2004, o mesmo motor teria de ser usado por 4 provas, enquanto a regulamentação para 2005 prevê o uso de um propulsor para 8 provas.

No caso da necessidade de troca de um propulsor, o piloto do carro que teve a unidade substituída perderia dez posições no grid.

Caixa de câmbio

As caixas de câmbio também teriam de ter sua vida útil aumentada, sendo que o número de corridas que cada uma teria de durar será definido posteriormente pela FIA.

Restrições aerodinâmicas

Antes do início da temporada, dois jogos de pacotes aerodinâmicos seriam homologados, e apenas uma alteração poderia ser realizada, na metade do campeonato.

Componentes comuns

Todas as equipes teriam de usar o mesmo pacote de Unidades Eletrônicas de Controle.

Formuladas, as propostas de alterações regulamentares serão discutidas pelo Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo na reunião do próximo dia 28 de outubro.

Com certeza Suzuka será transformado num grande fórum de debates.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/08 - Veja os inscritos para a rodada romena do FIA GT
 20/08 - Peugeot fez dobradinha na prova de Nürburgring
 20/08 - Confira o resultado da 1000 Quilômetros de Nürburgring
 20/08 - Bons ?pegas? no prosseguimento do Paulista Light
 20/08 - Light de Kart: veja os resultados da sexta rodada
 17/08 - Lima/Bonilha venceram a ?Avant Premiére? da 500 Milhas
 17/08 - ?Showdermann? ganhou mais uma na Pick Up Racing
 17/08 - Resultado por categorias na "Três Horas"
 17/08 - Confira o resultado final da "Três Horas de Londrina"
 17/08 - Lima/Bonilha. Depois os Stedile com 100 voltas completadas
 17/08 - Londrina: Pacial com 91 voltas - 2h22min de prova
 17/08 - Londrina: Parcial com 82 voltas
 17/08 - Lima/Bonilha voltam ao topo do pelotão em Londrina
 17/08 - Londrina: Pacial com 61 voltas
 17/08 - Os Stedile assumiram a vice-liderança da "Três Horas"
 17/08 - Souza Ramos e De Almeida comandam as ações em Londrina
 17/08 - Londrina: Pacial com 33 voltas
 16/08 - Riberi vai largar na frente pela Pick Up Racing
 16/08 - Lima/Bonilha largam na pole em Londrina
 16/08 - Veja o grid para a "Três Horas de Londrina"

... 169 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados