Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/08 - Sondermann volta a andar na frente pela Pick Up Racing
 16/08 - Comando foi dos pilotos ?da casa? no último treino livre
 16/08 - Os tempos do quinto treino em Londrina
 16/08 - Os tempos do primeiro treino da Pick Up Racing no Ceará
 16/08 - Souza Ramos e De Almeida dominaram o quarto treino
 16/08 - Os tempos do quarto treino em Londrina
 15/08 - Os tempos do terceiro treino em Londrina
 15/08 - As marcas do 2º treino no Norte do Paraná
 15/08 - Os tempos do primeiro treino em Londrina
 14/08 - Carreata das Pick Ups animou Fortaleza
 14/08 - Relação da "3 Hs. de Londrina" já tem 27 carros inscritos
 14/08 - Confira a lista provisória da prova de Londrina
 14/08 - Veja a programação da "Três Horas"
 13/08 - Resultados adicionados mudam totais do Placar Brasil
 13/08 - Rossi e Tambay venceram, e Ruiz Filho foi duas vezes no pódio
 13/08 - Os resultados da F-BMW
 13/08 - Segundo lugar brazuca embolou a tabela do Norte-americano de Turismo
 11/08 - Bianchi faturou a 18ª edição do ?Masters?
 11/08 - Todos os vencedores do Masters
 11/08 - Jules colocou a França na vice-liderança do ranking

... 170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados