Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Construtores alemães de motores nem pensam em ampliar numero de times
Terça-feira, 26 de Junho de 2001
 
As alemãs Mercedes e BMW nem pensam em ampliar o número de times servidos por seus motores, como fazem a italiana Ferrari e a japonesa Honda, que têm unidades produzidas instaladas respectivamente nos carros da suíça Sauber e da francesa Prost, e das britânicas BAR e Jordan.

Constantemente consultadas sobre a possibilidade de fornecerem motores a outras equipes, as duas fábricas alemãs dão sempre um sonoro "Não há interesse", como resposta.

Para a BMW, a política de manter uma só equipe usando seus propulsores é uma maneira de evitar que os esforços para desenvolvimentos das unidades fiquem pulverizados. Mario Thiessen, o diretor de desenvolvimento da fábrica que têm sede em Munique explica: "Meu ponto de vista é de que somente a colaboração com uma única equipe pode resultar num bom pacote motor/carro, e portanto não vejo com bons olhos a possibilidade de servir paralelamente a outra equipe", diz o engenheiro, que emenda: "até porquê estamos muito contentes com a situação que vivemos atualmente", conclui, referindo-se à parceria com o time de Frank Williams, através do qual a montadora já ganhou duas provas com Ralf Schumacher.

A Mercedes-Benz nega a possibilidade de diversificar sua carteira de clientes desde que reingressou na Fórmula 1, em 1995. O diretor esportivo da companhia, Norbert Haug, não nega que pessoalmente é simpático à idéia de ter uma maior participação no mercado, mas ressalta que a Ilmor, empresa britânica contratada para o desenvolvimento dos motores da marca que representa não têm capacidade para produzir unidades suficientes para prover mais de uma equipe.

Norbert Haug cita como positiva a atitude da Ferrari. Ele diz: "Penso que é importante haverem fabricantes fornecendo motores para mais de uma equipe, como faz a Ferrari, que têm seus propulsores do ano passado colocados em dois times. Isto definitivamente ajuda à Fórmula 1. Nós, porém, não estamos em posição de fazer o mesmo", conclui.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/08 - Sprint Race disputará rodada com ”Free Setup” em Curitiba
 17/08 - Santa Cruz do Sul sedia "caçada" ao líder Samaia
 13/08 - Programação do domingo reforçou o “gostinho de quero mais”
 13/08 - Clássicos: Resultados da corrida 2
 13/08 - Clássicos: Resultados da corrida 1
 12/08 - Uma verdadeira festa do automobilismo na estréia da LDA
 12/08 - Fórmula LDA - Resultados das provas deste sábado em Interlagos
 12/08 - Classic/Turismo/Speed: Resultados da prova 2
 12/08 - Classic/Turismo/Speed: Resultados da prova 1
 11/08 - Treinos livres abriram a programação de estréia da LDA
 11/08 - Fórmula LDA - Confira os tempos do treino livre
 11/08 - Classic/Turismo/Speed: Veja os tempos do treino livre
 06/08 - Derani levou o Nissan #22 à vitória no Road America
 06/08 - Resultados por classes em Elkhart Lake
 06/08 - Resultado completo da corrida no Road America
 05/08 - Os Taylor largam da pole neste domingo em Elkhart Lake
 05/08 - Tempos por classes
 05/08 - O grid para a prova em Elkhart Lake
 04/08 - Goossens/van der Zande dominaram, e Fittipaldi foi 2º em Elkhart Lake
 04/08 - Tempos desta sexta-feira no Road America

... 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados