Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/08 - Sprint Race disputará rodada com ”Free Setup” em Curitiba
 17/08 - Santa Cruz do Sul sedia "caçada" ao líder Samaia
 13/08 - Programação do domingo reforçou o “gostinho de quero mais”
 13/08 - Clássicos: Resultados da corrida 2
 13/08 - Clássicos: Resultados da corrida 1
 12/08 - Uma verdadeira festa do automobilismo na estréia da LDA
 12/08 - Fórmula LDA - Resultados das provas deste sábado em Interlagos
 12/08 - Classic/Turismo/Speed: Resultados da prova 2
 12/08 - Classic/Turismo/Speed: Resultados da prova 1
 11/08 - Treinos livres abriram a programação de estréia da LDA
 11/08 - Fórmula LDA - Confira os tempos do treino livre
 11/08 - Classic/Turismo/Speed: Veja os tempos do treino livre
 06/08 - Derani levou o Nissan #22 à vitória no Road America
 06/08 - Resultados por classes em Elkhart Lake
 06/08 - Resultado completo da corrida no Road America
 05/08 - Os Taylor largam da pole neste domingo em Elkhart Lake
 05/08 - Tempos por classes
 05/08 - O grid para a prova em Elkhart Lake
 04/08 - Goossens/van der Zande dominaram, e Fittipaldi foi 2º em Elkhart Lake
 04/08 - Tempos desta sexta-feira no Road America

... 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados