Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Construtores alemães de motores nem pensam em ampliar numero de times
Terça-feira, 26 de Junho de 2001
 
As alemãs Mercedes e BMW nem pensam em ampliar o número de times servidos por seus motores, como fazem a italiana Ferrari e a japonesa Honda, que têm unidades produzidas instaladas respectivamente nos carros da suíça Sauber e da francesa Prost, e das britânicas BAR e Jordan.

Constantemente consultadas sobre a possibilidade de fornecerem motores a outras equipes, as duas fábricas alemãs dão sempre um sonoro "Não há interesse", como resposta.

Para a BMW, a política de manter uma só equipe usando seus propulsores é uma maneira de evitar que os esforços para desenvolvimentos das unidades fiquem pulverizados. Mario Thiessen, o diretor de desenvolvimento da fábrica que têm sede em Munique explica: "Meu ponto de vista é de que somente a colaboração com uma única equipe pode resultar num bom pacote motor/carro, e portanto não vejo com bons olhos a possibilidade de servir paralelamente a outra equipe", diz o engenheiro, que emenda: "até porquê estamos muito contentes com a situação que vivemos atualmente", conclui, referindo-se à parceria com o time de Frank Williams, através do qual a montadora já ganhou duas provas com Ralf Schumacher.

A Mercedes-Benz nega a possibilidade de diversificar sua carteira de clientes desde que reingressou na Fórmula 1, em 1995. O diretor esportivo da companhia, Norbert Haug, não nega que pessoalmente é simpático à idéia de ter uma maior participação no mercado, mas ressalta que a Ilmor, empresa britânica contratada para o desenvolvimento dos motores da marca que representa não têm capacidade para produzir unidades suficientes para prover mais de uma equipe.

Norbert Haug cita como positiva a atitude da Ferrari. Ele diz: "Penso que é importante haverem fabricantes fornecendo motores para mais de uma equipe, como faz a Ferrari, que têm seus propulsores do ano passado colocados em dois times. Isto definitivamente ajuda à Fórmula 1. Nós, porém, não estamos em posição de fazer o mesmo", conclui.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/08 - Massa perde a vice-liderança, e McLaren supera BMW
 03/08 - Húngaros prorrogam até 2016 contrato para GP
 03/08 - Kovalainen ganha no azar de Massa
 03/08 - Frisselle/Wilkins venceram, e Fittipaldi foi 2º na volta à GrandAm
 03/08 - Parcial - décima-sexta hora
 02/08 - Cirino largará na pole da sexta etapa do Brasileiro
 02/08 - Veja a classificação da Copa Vicar
 02/08 - Fábio Carreira venceu pela Copa Vicar
 02/08 - Finger ganhou a corrida da Júnior
 02/08 - Os números da V8
 02/08 - Marcos Gomes venceu fácil a sexta etapa da V8
 02/08 - Hamilton encabeçará o ?1-2? da McLaren no grid da Hungria
 01/08 - Marcos Gomes sairá na frente pela V8
 01/08 - Daniel garantiu a pole position pela Copa Vicar
 01/08 - Finger largará na frente pela Júnior
 31/07 - Bueno comandou o dia na V8
 31/07 - Os tempos da V8
 31/07 - Fábio Carreira não deu chances aos adversários nos treinos da Copa Vicar
 31/07 - Veja os tempos dos treinos da Copa Vicar
 31/07 - Finger foi o melhor do dia pela Júnior

... 173 174 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados