Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/07 - Matos e Davison foram os ganhadores na rodada dupla da Indy Lights
 22/07 - Pruett/Rojas venceram, e Negri Jr. foi o 4º na prova da GrandAm
 22/07 - O resultado da GrandAm no Barber Park
 21/07 - Fórmula São Paulo: Carioca Henrique Lambert vence pela quarta vez
 20/07 - Wittmer ganha e assume topo da tabela do Turismo
 20/07 - Vitórias de Campana , e duas melhores voltas para Ramos em Misano
 20/07 - A classificação do Campeonato Italiano
 20/07 - Os números da GP2 Series
 20/07 - Chandok venceu, e Senna completou o pódio em Hockenheim
 20/07 - Os números do "circo"
 20/07 - Hamilton venceu. Piquet e Massa completaram o pódio
 19/07 - Castro Neves sai na frente da prova deste domingo em Mid-Ohio
 19/07 - ALMS: Audi faz dobradinha em prova ruim para os brasileiros
 19/07 - ALMS: Resultado completo da corrida deste sábado
 19/07 - Grosjean ganhou, mas não levou na 11ª etapa
 19/07 - Angelelli/Valiante largam na pole position pela GrandAm
 19/07 - Cunningham na pole, e Kleinubing larga em 9º na defesa da liderança
 19/07 - F-3000 Euro - Khan larga na pole da primeira prova
 19/07 - ?Não podemos errar na corrida?, disse Massa
 19/07 - Na pole, Hamilton sonha com dobradinha da McLaren

... 175 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados