Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Dois incêndios podem ter tido a mesma causa
Quinta-feira, 30 de Outubro de 2003
 
O incêndio que destruiu o Volvo de Herberto Heinen na rodada paulista do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck, e o fogo que consumiu todo o caminhão do também gaúcho Jorge Fleck (também um Volvo) durante um treino em Guaporé podem ter tido a mesma causa.

Esta conclusão pode ser tirada a partir do que disse o Presidente do Conselho Técnico Desportivo Nacional Nestor Valduga, segundo quem "O fogo no caminhão do Heinen nos alertou a respeito do fato de que o cardã do caminhão passava exatamente embaixo do tanque de Diesel", disse, emendando que "a partir desta constatação, vamos trabalhar para evitar que esse absurdo continue a acontecer", finalizou.

O caminhão de Macarrão e o tamanho da guarnição

Carlos Montagner, o Diretor de Provas do Brasileiro da Fórmula Truck, disse que o incêndio que alijou da corrida em São Paulo o paulista Eduardo Fraguas, o ?Macarrão?, poderia ter sido evitado se o piloto tivesse obedecido a determinação de parar dos Comissários: "Quando o caminhão pegou fogo pela primeira vez, ele atendeu a determinação de entrar nos boxes, onde o incêndio foi apagado. Depois, porém, o Macarrão decidiu seguir na pista, apesar da sinalização para que entrasse na área de serviços", contou Montagner.

Valduga disse que o fogo que tomou conta do bruto de Fráguas foi causado pelo rompimento da mangueira do fluido de freio: "A mangueira se rompeu, e o incêndio começou quando o fluido caiu sobre o tambor, que obviamente estava bastante quente", disse o Presidente do CTDN.

Com relação aos incêndios sucessivos nos brutos, Valduga fez um alerta: "Seria muito interessante que as brigadas de incêndio que atuam na Fórmula Truck se equipassem melhor. É mais ou menos como numa cidade onde há apenas casas térreas, onde uma guarnição de Bombeiros é suficiente. Já numa cidade onde há prédios de 50 andares, é necessário que hajam bem mais guarnições de Bombeiros?, comparou. ?E apagar incêndio num caminhão é bem mais complicado que debelar o fogo num monoposto, por exemplo", finalizou.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 18/07 - De Ferran e Melo Júnior saem nas pole positions da prova de Mid-Ohio
 18/07 - Os inscritos na prova da ALMS em Mio-Ohio
 18/07 - Pruett/Rojas encabeçaram a folha de tempos pela GrandAm
 18/07 - Os tempos do segundo treino da GrandAm
 18/07 - Os tempos do primeiro treino no Barber Park
 18/07 - Os inscritos na prova da GrandAm no Alabama
 18/07 - F-São Paulo: Carioca Henrique Lambert quer a quinta pole position amanhã
 17/07 - GT3 Brasil: Ford GT terá potência limitada
 15/07 - Calvet: um pódio, melhor volta e pontos nas 2 provas da F-Barber
 15/07 - Sharp/Brabham: vitória a menos de dois minutos do final
 14/07 - Bonifácio/Hoffmann e Kaesemodel/Feldmann venceram pela GT3
 14/07 - Os resultados do GT3 em Interlagos
 14/07 - Mygale de olho na Sul-americana
 14/07 - Corrêa tem seqüência de bons resultados na F-Ford Inglesa
 13/07 - Juncadella e Rossi venceram, e Favoretto conquistou 2 segundos lugares
 13/07 - Alguersuari e Perez ganharam no prosseguimento do Britânico
 13/07 - Rydell e Monteiro fizeram a festa da SEAT no WTCC
 13/07 - Ekström fechou na frente a corrida do DTM em Zandvoort
 13/07 - Cordova voltou a vencer na Copa Clio
 13/07 - Nunes e Merlo Neto venceram pela Sul-americana

... 176 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados