Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Tempo da pré-temporada no Rio deve ser pulverizado
Quarta-feira, 24 de Julho de 2002
 
O tempo da melhor volta dos testes de pré-temporada da Fórmula Renault Brasil no Autódromo Internacional Nélson Piquet, em Jacarepaguá, deve ser pulverizado no retorno da categoria ao Rio de Janeiro para a disputa da 5ª etapa, neste fim de semana. A marca de 1min48s644 estabelecida pelo paulista André Prioste (M4T Motorsport) poderá cair em até dois segundos, de acordo com a previsão de chefes de equipe.

Com passagem pela Fórmula 1 na equipe Jordan na década passada, o engenheiro José Eduardo Avallone, que comanda as equipes Avallone Petrobras e Avallone Birel, lembra que as condições de clima nesta época do ano são bem mais amenas do que em abril, quando um forte calor castigou Jacarepaguá nos dois dias de ensaios coletivos.

"A tendência é que a pista esteja bem mais rápida, caso a temperatura se mantenha nos níveis atuais. Além disso, todos avançaram no acerto dos carros", observa. Avallone acha que um antigo fantasma do circuito carioca - o elevado desgaste de pneus - já não assusta tanto. "A pista deixou de ser tão abrasiva depois da última reforma. Ainda tem um consumo médio, mas não é tão dramático quanto Tarumã, por exemplo. O problema aqui são as curvas de raio longo, onde a borracha é duramente sacrificada. Mas estou impressionado com o rendimento dos pneus Michelin. A degradação tem sido mínima", avalia.

Chefe da equipe M4T Motorsport, Miguel Ferreira é um pouco mais cauteloso que Avallone em relação à evolução dos tempos de volta. "Dois segundos me parece um pouco alto. Acho que a pole ficará na casa de 1min47s5", diz. Ferreira lembra que a temperatura mais baixa ajuda na performance dos motores, mas produz um efeito contrário em relação aos pneus. "Os Michelin têm funcionamento ideal quando atingem 90 graus. Se a pista não está muito quente, a aderência fica comprometida porque os compostos são duros. Nessas condições, temos de buscar a temperatura correta mexendo na calibragem e regulando a cambagem e a pressão das molas", ensina.

As teorias dos dois chefes de equipe poderão começar a ser testadas na prática na sexta-feira, durante as duas sessões de treinos de uma hora que abrirão a programação oficial da Fórmula Renault Brasil no Rio de Janeiro. A M4T Motorsport apresentará como novidade a estréia de Daniel Serra, filho de Chico Serra, tricampeão e atual líder da Stock Car Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 13/07 - Estratégia e chuva deram mais uma vitória a Dixon
 13/07 - Vitória em Nashville colocou Bia na história da Indy Light
 11/07 - Cordova comandou os três treinos da Clio em Interlagos
 11/07 - Os tempos da Copa Clio na pista paulistana
 11/07 - Cordeiro larga na pole da histórica 300ª corrida da Sul-americana
 11/07 - Os tempos dos treinos da Sul-americana em Interlagos
 10/07 - Batista Félix é o homenageado da ?Motorsport Brasil?
 10/07 - Sepultamento de Alex Castilho será nesta sexta-feira em Pinhais
 10/07 - Gotz é dispensado, e RC terá três carros no prosseguimento do Europeu
 10/07 - Família pede, e equipe continuará o trabalho
 10/07 - Castilho morre em acidente rodoviário
 09/07 - Lada deixará de ser ?café com leite? no WTCC
 09/07 - Mais pilotos na festa do champanhe da GT3
 09/07 - Programação da GT3, F-3 Sul-americana e Copa Clio em SP
 08/07 - Uma pole, vitória e dois pódios para Carbone na WS
 08/07 - Rafa e Bia pontuaram na rodada dupla da Indy Lights
 07/07 - Hunter-Reay fechou na frente a prova de Watkins Glen
 07/07 - Os números da Fórmula Indy
 07/07 - O resultado da prova em Watkins Glen
 07/07 - Classificação da GP2 Series

... 177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados