Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um carro para derrotar os importados
Domingo, 20 de Fevereiro de 2005
 
Adilson Ayres, o ?Asa?, preparador de carros de corrida que participou do projeto Fitti F-1, e que há muito tempo trabalha com Nelson Piquet, está preparando um protótipo para disputar as provas de Endurance brasileiras, entrando nas pistas com condições de derrotar os importados.

O projeto, que receberá o nome de ?Ayres 001?, é realmente revolucionário, e a máquina é construída a partir de um chassi monocoque confeccionado em alclaide dural de aviação, empregando ainda muita fibra de carbono e titânio, materiais amplamente utilizados nos carros que disputam provas em Le Mans e da Fórmula 1.

Usando toda a experiência que adquiriu em suas temporadas no exterior, Adilson Asa acredita que a máquina será capaz de registrar tempos abaixo de 1min30s em Interlagos, uma aposta que se prende muito à carroceria construída em fibra de carbono e kevlar, que tem como ponto forte a aerodinâmica, sobre a qual o construtor evita dar maiores detalhes.

O protótipo deverá estar pronto em meados deste ano, e a estréia deverá acontecer na próxima edição da Mil Milhas.

Características Técnicas:
Projeto e construção: Adilson ?Asa? Ayres
Chassi: monocoque em alclaide dural de aviação
Motor: Nissan V-6 biturbo
Câmbio: Hewland DG300 de 5 marchas
Suspensão: independente nas quatro rodas com sistema de push-road, com barra estabilizadora regulável, de dentro do carro, na frente e atrás
Freios: Freio a disco Brembo em carbono nas 4 rodas
Amortecedores: Penske Regulace de três vias
Carroceria: Kevlar e carbono
Outros detalhes: Tanque de combustível em borracha ioul; pedaleira em fibra de carbono, Arco de proteção (santantônio) em molibidênio e titânio; arrefecimento por dois radiadores de água laterais e 4 litros cada com intercooler, e dois radiadores de óleo; rodas de 9,5 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira; parafusos em titânio, Semi-eixo em titânio vazado e peso aproximado: 560 kg.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 07/07 - Pantano e Senna venceram pela GP2
 06/07 - Hamilton venceu. Heidfeld e Barrichello completaram o pódio em Silverstone
 06/07 - As classificações do ?circo?
 06/07 - Resultado do GP Britânico
 06/07 - Wendlinger/Sharp encabeçaram dobradinha da Jetalliance
 06/07 - Resultado completo de Oshersleben
 06/07 - Os números do FIA GT
 06/07 - Veja os números do Brasileiro
 06/07 - Confira o resultado completo da prova paulista
 06/07 - Cirino encabeçou o ?1-2? da Mercedes na prova de Interlagos
 05/07 - Barba, cabelo e bigode de Sondermann na 3ª etapa da Pick Up Racing
 05/07 - Triunfo baiano na prova sul-mato-grossense da Stock Jr
 05/07 - Maurício venceu a disputa da V8 em Campo Grande
 05/07 - Os números da V8
 04/07 - Sondermann larga na frente pela Pick Up Racing
 04/07 - Massa estabelece a melhor marca, e depois bate
 04/07 - Veja os tempos dos treinos do "circo"
 04/07 - Maurício sairá na pole position pela V8
 04/07 - Comando pernambucano no 3º treino da Júnior
 04/07 - Sul-americana disputará sua 300ª prova

... 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados