Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/07 - Pantano e Senna venceram pela GP2
 06/07 - Hamilton venceu. Heidfeld e Barrichello completaram o pódio em Silverstone
 06/07 - As classificações do ?circo?
 06/07 - Resultado do GP Britânico
 06/07 - Wendlinger/Sharp encabeçaram dobradinha da Jetalliance
 06/07 - Resultado completo de Oshersleben
 06/07 - Os números do FIA GT
 06/07 - Veja os números do Brasileiro
 06/07 - Confira o resultado completo da prova paulista
 06/07 - Cirino encabeçou o ?1-2? da Mercedes na prova de Interlagos
 05/07 - Barba, cabelo e bigode de Sondermann na 3ª etapa da Pick Up Racing
 05/07 - Triunfo baiano na prova sul-mato-grossense da Stock Jr
 05/07 - Maurício venceu a disputa da V8 em Campo Grande
 05/07 - Os números da V8
 04/07 - Sondermann larga na frente pela Pick Up Racing
 04/07 - Massa estabelece a melhor marca, e depois bate
 04/07 - Veja os tempos dos treinos do "circo"
 04/07 - Maurício sairá na pole position pela V8
 04/07 - Comando pernambucano no 3º treino da Júnior
 04/07 - Sul-americana disputará sua 300ª prova

... 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados