Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 03/07 - Os novos números da GrandAm
 03/07 - Pruett ganhou, e Zonta foi 3º na "prova-relâmpago" da GrandAm
 03/07 - Coulthard anuncia que vai pendurar o capacete
 03/07 - Bueno comandou os treinos da Stock V8 no MS
 03/07 - Negrão foi o mais veloz da Stock Júnior nesta quinta-feira
 03/07 - Riberi dominou o dia pela Pick Up Racing
 03/07 - O grid para a ?Brumos Porsche 250?
 03/07 - Frisselle/Wilkins largam na pole pela GrandAm
 03/07 - Líderes diferentes no último treino. Negri de novo em 2º
 03/07 - Friselle/Wilkins voltaram a dominar em Daytona
 03/07 - Negri Jr./Petterson ?trocaram de posição? com Friselle e Wilkins
 03/07 - Friselle/Wilkins comandaram o primeiro treino. Negri veio a seguir
 02/07 - Brawn admite interesse da Honda em Alonso
 02/07 - Começam nesta quinta-feira as atividades no MS
 02/07 - Veja a programação para Campo Grande
 01/07 - Bruno Senna nega negociações com BMW
 01/07 - Petrobras comemora 10 anos fornecendo combustível para a F-1
 01/07 - Confira quem já venceu pela Truck em SP
 01/07 - F-Truck disputará 5ª etapa em Interlagos
 01/07 - Dupla italiana, e a possível aposentadoria de Biela

... 179 180 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados