Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
O criador falando da criatura
Quinta-feira, 01 de Abril de 2004
 
Dizendo-se muito feliz por poder ter juntado sua paixão pelo automobilismo à profissão que exerce, Hermann Tilke contou que não foi nada fácil construir o circuito de Bahrain, que neste final de semana vai sediar a terceira etapa do Mundial de Fórmula 1.

O Técnico alemão que além do projeto da pista em Sakhir assinou também os dos traçados de Sepang, na Malásia, e de Xangai, na China ? onde o ?circo? estará em 26 de novembro, na disputa da 16ª etapa -, falou que para que o traçado de Bahrain pudesse ser construído, tiveram de ser removidos mais de 1 milhão de metros cúbicos de areia, destacando que ?os bancos de areia são mais duros que concreto, e foi necessário o uso de dinamite?.

Comentando a respeito das características do circuito no Bahrain, Tilke ressaltou que ?Existem coisas que precisam ser levadas em consideração na hora de um projeto, e uma delas é a necessidade dos carros estarem juntos depois da primeira curva. Só que muitos dos fãs do esporte não sabem disso?, disse.

Quem é Tilke

Engenheiro Civil, Hermann Tilke fundou uma empresa de Engenharia que leva seu sobrenome em 1984, na cidade de Aachen, na Alemanha, onde comanda um time formado por outros nove técnicos, entre Engenheiros e Arquitetos.

Além de atuar na área de planejamento urbano, a empresa de Tilke conseguiu trabalhos também num meio que veio a calhar para o apaixonado por automobilismo Hermann: fazer a adequação de traçados, e construir autódromos pelo mundo afora.

Em seu país natal, Hermann Tilke assinou o projeto do circuito de Sachsenring ? concluído em 2001 ? e de reformas nos traçados Hockenheim e Nürburgring.

Fora da Alemanha, a empresa Tilke já havia deixado sua marca através do projeto do traçado austríaco de A-1 Ring ? entregue em 1995 -, e de ampliação das arquibancadas no circuito da Catalunha, em Barcelona, na Espanha.

O Fuji International Speedway, no Japão, foi outro traçado que recebeu a chancela de Tilke, que passou a ter mais destaque na mídia internacional depois da inauguração do circuito de Sepang, na Malásia - em 1998 -, e mais recentemente nos projetos dos traçados em Xangai, na China, e no Bahrain, onde o ?circo? está armado para a prova deste final de semana.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/06 - Max Wilson passa a atuar como consultor da Porsche GT3 Cup
 26/06 - Sexta etapa do ?Paulistão? movimentará Interlagos
 26/06 - Veja a programação do final de semana em Interlagos
 26/06 - Os números do Paulista
 26/06 - Calendário provisório prevê 19 provas para a próxima temporada
 25/06 - F-Atlantic sob nova direção
 23/06 - Battistini venceu, e Bia participou da festa do champagne na Indy Light
 23/06 - Veja os números da Indy Light
 23/06 - Rossi sobrou, e brasileiros foram ao pódio da F-BMW em Mid-Ohio
 22/06 - Oliveira venceu pelo segundo ano a prova malaia do Super GT Japonês
 22/06 - Buemi encabeçou o ?1-2? da Team Arden em Magny-Cours
 22/06 - Trulli dedicou resultado a Andersson
 22/06 - Os números do "circo"
 22/06 - Massa vence na França e assume a liderança da tabela
 21/06 - Confira as tabelas da Grand-Am
 21/06 - Fogarty/Gurney ganharam a prova da Grand-Am em Mid-Ohio
 21/06 - Veja as classificações do FIA GT
 21/06 - Hezemans/Gollin venceram a prova do FIA GT em Adria
 21/06 - Os números da Copa Vicar
 21/06 - Salustiano ganhou pela Copa Vicar

... 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados