Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 26/06 - Max Wilson passa a atuar como consultor da Porsche GT3 Cup
 26/06 - Sexta etapa do ?Paulistão? movimentará Interlagos
 26/06 - Veja a programação do final de semana em Interlagos
 26/06 - Os números do Paulista
 26/06 - Calendário provisório prevê 19 provas para a próxima temporada
 25/06 - F-Atlantic sob nova direção
 23/06 - Battistini venceu, e Bia participou da festa do champagne na Indy Light
 23/06 - Veja os números da Indy Light
 23/06 - Rossi sobrou, e brasileiros foram ao pódio da F-BMW em Mid-Ohio
 22/06 - Oliveira venceu pelo segundo ano a prova malaia do Super GT Japonês
 22/06 - Buemi encabeçou o ?1-2? da Team Arden em Magny-Cours
 22/06 - Trulli dedicou resultado a Andersson
 22/06 - Os números do "circo"
 22/06 - Massa vence na França e assume a liderança da tabela
 21/06 - Confira as tabelas da Grand-Am
 21/06 - Fogarty/Gurney ganharam a prova da Grand-Am em Mid-Ohio
 21/06 - Veja as classificações do FIA GT
 21/06 - Hezemans/Gollin venceram a prova do FIA GT em Adria
 21/06 - Os números da Copa Vicar
 21/06 - Salustiano ganhou pela Copa Vicar

... 181 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados