Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 21/06 - Pantano chegou na frente pela GP2 em Magny-Cours
 21/06 - Vitória baiana na quarta etapa da Júnior
 21/06 - Os números da V8
 21/06 - Cacá venceu a acidentada prova em S.Cruz
 21/06 - Räikkönen vai encabeçar o ?1-2? da Ferrari no grid da França
 20/06 - Punição joga carro da Vitaphone para a nona vaga do grid
 20/06 - Fässler/Deletraz garantiram a pole em Adria
 20/06 - O grid completo para a prova deste sábado (atualizado)
 20/06 - Pamplona é pole da V8 em S. Cruz do Sul
 20/06 - Senna larga na pole em Magny-Cours
 20/06 - Salustiano vai largar na pole position pela Copa Vicar
 20/06 - Alonso fez as pazes com os bons resultados
 20/06 - Xavier e depois Gonçalves pela Júnior
 20/06 - Novo valor da Superlicença gera buxixo nos bastidores
 20/06 - Domínio de Fässler/Deletraz pelo FIA GT em Adria
 20/06 - Massa abriu na frente os treinos na França
 19/06 - Pizzonia foi o mais rápido da quinta-feira pela V8
 19/06 - Movimentados os rankings do Placar Brasil
 19/06 - Domínio de Fábio Carreira no segundo treino da Copa Vicar
 19/06 - Brilho paranaense também no kartismo do Paraguai

... 182 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados