Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Vem aí a 19ª prova do ?circo? em solo australiano
Terça-feira, 04 de Março de 2003
 
Caso os madeireiros locais sejam impedidos de cumprir a ameaça de boicote ao Grande Prêmio, a Austrália sediará neste final de semana sua 19ª corrida de Fórmula 1, a oitava na pista armada no interior do Albert Park, em Merlbourne.

A primeira visita da mais badalada categoria do automobilismo mundial à Terra dos Cangurús aconteceu em 1985, quando o finlandês Keke Rosberg ganhou a bordo de Um Williams/Honda.

Em 1986 o triunfo foi francês, alcançado por Alain Prost, que ganhou pilotando um McLaren/Porsche. Em 87 aconteceu o primeiro triunfo de um piloto da Ferrari, quando o austríaco Gerhard Berger chegou na frente.

Alain Prost voltaria a vencer com um carro da McLaren em 1988, desta vez com a máquina empurrada por um motor Honda. Em 89 a vitória foi do belga Thierry Boutsen, com um Williams/Renault, e em 90 e 91 aconteceram triunfos de Nelson Piquet e Ayrton Senna, correndo respectivamente com modelos Benetton/Ford e McLaren/Honda.

Gerhard Berger voltou a ganhar a prova australiana em 1992, com um McLaren/Honda, enquanto no ano seguinte o nosso Ayrton Senna também venceu com um carro da McLaren, mas empurrado por um motor Ford.

O conjunto Williams/Renault saiu vitorioso nos dois últimos anos em que a prova australiana foi realizada em Adelaide: em 1994 o ganhador foi o britânico Nigel Mansell, e em 95 o topo do pódio foi ocupado por Damon Hill.

Hill venceu a primeira em Merlbourne

Outra vez pilotando um Williams/Renault, o inglês Damon Hill venceu o GP da Austrália de 1996, quando as provas passaram a ter como palcoo circuito de Merlbourne.

Em 1997 e 98 dois triunfos consecutivos para o conjunto McLaren/Mercedes: o escocês David Coulthard levou a melhor em 98, e seu companheiro finlandês Mika Hakkinen foi o ganhador de 1998.

Em 99 a aconteceu o primeiro triunfo de um modelo da Ferrari em Merlbourne, com o irlandês Eddie Irvine, que iniciou a sequencia de sucessos dos carros produzidos em Maranello que o pentacampeão mundial Michael Schumacher tratou de manter, vencendo consecutivamente entre 2000 e 2002.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/06 - Dois brilharam, e três brazucas ficaram pelo caminho na 24 Horas
 19/06 - Finger de novo no topo da folha de tempos da Júnior
 19/06 - Camilo comandou o treino da V8
 19/06 - Leite fechou na frente o treino da Copa Vicar
 19/06 - Finger dominou na abertura da programação em S. Cruz
 18/06 - Programação começa nesta quinta-feira em Santa Cruz do Sul
 18/06 - Veja a programação para Santa Cruz do Sul
 17/06 - Zanardi chegou lá, e Tarquini ganhou a segunda prova do WTCC em Brno
 17/06 - Os números do WTCC
 16/06 - Veja a classificação da GT3
 16/06 - Os resultados da GT3 no DF
 16/06 - Duas vitórias do Ford GT na rodada brasiliense do GT3
 16/06 - Nunes outra vez no topo do pódio pela Sul-americana
 16/06 - Rally dos Sertões: Quadricíclos serão atração à parte
 15/06 - Os números da Copa Clio
 15/06 - Cordova fechou na frente a prova de Brasília
 15/06 - Veja o resultado final da "500 Km de São Paulo"
 15/06 - Depois do sufoco, Poles venceram a 500 Km
 15/06 - Confira os inscritos para a "500 Km"
 14/06 - Nunes venceu de ponta a ponta pela Sul-americana no DF

... 183 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados