Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/06 - Nunes conquistou sua segunda pole no DF
 14/06 - Foi a vez do líder ditar o ritmo no DF
 14/06 - Três pilotos são candidatos à quebra de tabu neste domingo
 14/06 - Salles/Rosset novamente na frente pela GT3
 14/06 - Suspeita de dengue tira Do Valle da disputa em Brasília
 14/06 - F-Le Mans é o próximo passo dos promotores da 24 Horas
 13/06 - Vitte liderou, e Cordova foi o segundo da terceira sessão
 13/06 - Foi a vez de Salles e Rosset dominarem pela GT3
 13/06 - Comando de mais um brasiliense na Clio
 13/06 - Galera foi o melhor no segundo ensaio da Sul-americana
 13/06 - Negrão/Mattheis na frente da GT3 no DF
 13/06 - Rocha surpreendeu no primeiro treino da Clio
 13/06 - Santos fechou na frente o primeiro treino da Sul-americana
 12/06 - Arrancada: Alejandro Sanchez quer bater seu recorde no Velopark
 12/06 - Felipe Ferreira está fora da etapa de Brasília
 12/06 - Rafael Suzuki corre pela primeira vez em pista conhecida na Alemanha
 12/06 - Final de semana movimentou pouco os rankings
 12/06 - Buzaid fez barba, cabelo e bigode em Silverstone
 11/06 - Andersson morre em acidente de Rali na África
 10/06 - Prova brasiliense terá transmissão ao vivo

... 184 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados