Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/06 - Rodada dupla do Paulista Light movimentou traçado em Barueri
 10/06 - Paulista Light: Resultados da Sprinter A
 10/06 - Paulista Light: Resultados da Sprinter B
 10/06 - Paulista Light: Resultados da Super Senior
 10/06 - Paulista Light: Resultados da Master A e B
 10/06 - Paulista Light: Resultados da Júnior Menor
 10/06 - Paulista Light: Resultados da Júnior
 10/06 - Paulista Light: Resultados da Cadete
 10/06 - Paulista Light: Resultados da Mirim
 09/06 - Motor 2.0 deve impressionar em Brasília
 09/06 - Moreno volta ao Brasileiro de GT3
 09/06 - Ingressos começam a ser vendidos na sexta-feira no DF
 08/06 - Morad venceu duas na F-BMW Americas
 08/06 - Duran e Wickens venceram pela World Series
 08/06 - Polonês lidera entre pilotos; BMW supera a McLaren
 08/06 - Kubica encabeçou dobradinha da BMW no Canadá
 08/06 - Sondermann ganhou a segunda da Pick Up Racing
 08/06 - Os números da F-Indy
 08/06 - Dixon venceu a corrida no Texas
 07/06 - Pruett/Rojas venceram a 6 Horas de Glen

... 185 186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 197 198 199 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados