Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/05 - Endurance 3h15 de Kart Interlagos será sexta-feira
 08/05 - OTAZÚ QUER MANTER LIDERANÇA NA f-MASTER
 06/05 - DISPUTAS AGITARAM ETAPA DA AKSP
 13/05 - Collet foi duas vezes ao topo do pódio nas ruas de Pau
 13/05 - Os números da F-4 Francesa
 13/05 - Resultados da Fórmula 4 Francesa em Pau
 13/05 - Como terminou a corrida na Catalunha
 13/05 - Os números do "circo" após a prova na Espanha
 07/05 - Roncato ganhou as duas da Euroformula Open em Paul Ricard
 07/05 - Os números da Euroformula Open
 07/05 - Euroformula Open: confira os resultados de Paul Ricard
 29/04 - Resultado completo da 1ª etapa do Brasileiro
 29/04 - Confira quem correu em Curitiba
 27/04 - Resultado do Prototype Challenge no Barber Motorsport Park
 27/04 - Lamelas: presença brasileira no pódio do Prototype Challenge
 26/04 - Vitória de Scott, e Cunha Filho no pódio da 4ª etapa da Pro Mazda
 26/04 - Veja o resultado da Pro Mazda no domingo
 25/04 - Brasileiros brilharam na corridas da F-4 em Adria
 25/04 - Resultados da 2ª e 3ª provas da F-4 Italiana
 24/04 - O´Ward venceu também no domingo. Franzoni foi o segundo

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados