Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Dois fatos a serem lembrados na prova do domingo
Segunda-feira, 25 de Março de 2002
 
Muito mais do que lembrar as 29 provas oficiais que o "circo" da Fórmula 1 já realizou em nosso país, a corrida que terá largada às 14 horas do próximo domingo em Interlagos nos trará à mente dois fatos marcantes, um triste e outro alegre.

A lembrança triste que certamente será lembrada por qualquer um que tenha mais de 35 anos fica por conta daquele chuvoso 18 de maio de 1977, quando um acidente aéreo ocorrido na região de Mairiporã, no interior de São Paulo, vitimou o paulistano José Carlos Pace, o "Moco", como era conhecido pelos amigos.
Terminava ali, há 25 anos, a carreira de um piloto brasileiro que havia estreado na Fórmula 1 no GP da África do Sul de 1972, conduzindo um March equipado com motor Ford. Um brazuca que ao longo de uma carreira que durou 72 GPs (o último deles coincidentemente também disputado no circuito sul-africano de Kyalami), conquistou um único triunfo, alcançado justamente na terra onde nascera no dia 6 de outubro de 1944: a capital paulistana.

A única vitória de José Carlos Pace na Fórmula 1 aconteceu a bordo de um carro da equipe Brabham empurrado por um motor Ford no circuito que era conhecido como Interlagos, mas que passou a ter o nome do piloto após sua morte. Emerson Fittipaldi cruzou a linha de chegada das 40 voltas pelo velho traçado do circuito paulistano na segunda posição, o que tornou aquele 26 de janeiro de 1975 uma data inesquecível para todos os amantes do nosso automobilismo.

A lembrança alegre ficará por conta do fato de que estarão sendo completados no próximo dia 10 de setembro exatos 30 anos desde a conquista do primeiro título de campeão mundial da Fórmula 1 por Emerson Fittipaldi, piloto que duas temporadas mais tarde repetiria a dose, e que em 1989 juntaria mais um título a seu histórico: o de melhor do ano na Fórmula Indy.

Sem dúvida há lembranças a serem chamadas da mente quando os motores forem acionados no domingo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 31/03 - Rádio têm jingle de exaltação a Montoya
 31/03 - Confira os tempos do Warm up
 31/03 - Schumacher foi o mais rápido na quase tragédia do Warm Up
 31/03 - Centro Médico fez 43 atendimentos no sábado
 30/03 - Estrelas da Stock Car V8 consideram difícil a situação de Barrichello
 30/03 - Confira o resultado e a classificação da F-3000
 30/03 - Festa verde e amarela na F-3000 em Interlagos
 30/03 - McLaren terá carros na segunda e terceira filas
 30/03 - "Faltou concentração no início", admitiu o pole
 30/03 - Barrichello errou, e perdeu a melhor volta
 30/03 - Montoya voou baixo na classificatória em Interlagos
 30/03 - Bom público e calor em Interlagos
 30/03 - Veja os tempos do segundo ensaio
 30/03 - Confira os tempos do primeiro treino
 30/03 - Primeiro o da Ferrari, depois o Schumacher da Williams
 29/03 - Problema no controle de tração fez Barrichello rodar
 29/03 - "É muito diferente da TV", disse McNish
 29/03 - Massa diz que tem de se acostumar com a torcida
 29/03 - Schumacher testou a eficiência da nova área de escape
 29/03 - Confira os tempos do segundo treino

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados