Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 04/05 - Giaffone ganhou a disputa em Caruaru
 04/05 - Maurício venceu de ponta a ponta a prova da V8 em Brasília
 04/05 - Veja o resultado da corrida da V8 no DF
 04/05 - Foi de Pflaumer a vitória na abertura da programação em Brasília
 03/05 - Confira os participantes do Sul-americano
 03/05 - Giaffone conquista a pole position em Pernambuco
 03/05 - Fábio Fogaça largará na frente pela Stock Jr. em Brasília
 03/05 - Maurício largará na frente pela V8
 03/05 - Carreira Júnior na pole pela Copa Vicar
 03/05 - Pflaumer abriu o dia na frente em Brasília
 03/05 - Scheider de novo na pole do Alemão de Turismo
 02/05 - Landi foi o melhor da sexta-feira pela Copa Vicar
 02/05 - Giorgi na frente no primeiro treino da Copa Vicar no DF
 02/05 - Foi a vez de Finger comandar o treino da Júnior
 02/05 - Será em Mugello a abertura da temporada 2008/2009 da A1GP
 02/05 - Comando pernambucano no treino da Júnior no DF
 01/05 - Placar Brasil tem novos números
 01/05 - Vitória brasileira no Rali paraguaio
 30/04 - Van der Garde foi o nome na abertura da temporada da WS
 30/04 - Os números da World Series

... 193 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados