Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 28/04 - Formula3.cc: suspensas as atualizações
 28/04 - Os números da GP2 Series
 28/04 - Parente e Kobayashi venceram, e Senna co-lidera a tabela
 28/04 - Hirvonen venceu na Jordânia, e assumiu a liderança do WRC
 20/04 - Confira as posições da prova de Tarumã
 20/04 - Veja o resultado de "Três Horas de Tarumã"
 20/04 - Lima/Bonilha ganharam a abertura do Brasileiro
 20/04 - Comando paranaense na prova em Tarumã
 20/04 - Navarro: 100% de aproveitamento na primeira rodada da Sul-americana
 20/04 - Danica: Vitória feminina na prova em Motegi
 19/04 - Cordova vai largar na pole position da primeira da Copa Clio
 19/04 - Navarro larga na frente também no domingo
 18/04 - Wilson é pole provisório e Bernoldi o melhor brazuca no bota-fora
 18/04 - Denis Navarro conquista pole position
 18/04 - Fórmula 3 já passa dos 250 km/h em Curitiba
 18/04 - Bom tempo anima equipes para o desenvolvimento dos monopostos
 18/04 - Cardoso e Cordova fizeram os melhores tempos pela Clio
 18/04 - Navarro comandou o treino da Sul-americana
 17/04 - Paulista Denis Navarro foi o mais rápido no segundo treino em Curitiba
 17/04 - Fórmula 3 abriu programação do Racing Week em Curitiba

... 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados