Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 28/04 - Formula3.cc: suspensas as atualizações
 28/04 - Os números da GP2 Series
 28/04 - Parente e Kobayashi venceram, e Senna co-lidera a tabela
 28/04 - Hirvonen venceu na Jordânia, e assumiu a liderança do WRC
 20/04 - Confira as posições da prova de Tarumã
 20/04 - Veja o resultado de "Três Horas de Tarumã"
 20/04 - Lima/Bonilha ganharam a abertura do Brasileiro
 20/04 - Comando paranaense na prova em Tarumã
 20/04 - Navarro: 100% de aproveitamento na primeira rodada da Sul-americana
 20/04 - Danica: Vitória feminina na prova em Motegi
 19/04 - Cordova vai largar na pole position da primeira da Copa Clio
 19/04 - Navarro larga na frente também no domingo
 18/04 - Wilson é pole provisório e Bernoldi o melhor brazuca no bota-fora
 18/04 - Denis Navarro conquista pole position
 18/04 - Fórmula 3 já passa dos 250 km/h em Curitiba
 18/04 - Bom tempo anima equipes para o desenvolvimento dos monopostos
 18/04 - Cardoso e Cordova fizeram os melhores tempos pela Clio
 18/04 - Navarro comandou o treino da Sul-americana
 17/04 - Paulista Denis Navarro foi o mais rápido no segundo treino em Curitiba
 17/04 - Fórmula 3 abriu programação do Racing Week em Curitiba

... 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados