Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA - Equipe Williams quer regulamento mais preciso
Segunda-feira, 24 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da primeira edição do  Speed On Line , de 26 de março de 1998.

O Diretor Técnico da Williams, Patrick Head, criticou a FIA por, em sua opinião, ?estar operando o Campeonato de F-1 com regras de critérios vagos?. Segundo Head, quando uma equipe tem alguma idéia nova, tem que submetê-la à comissão técnica da entidade e aguardar um parecer.

Se o novo dispositivo for considerado legal, a equipe terá permissão para produzí-lo. Caso a idéia seja considerada como fora do regulamento, a FIA enviará um comunicado.

O sistema de freios da McLaren foi o estopim da polêmica para todas as equipes. Head acha que o correto seria um regulamento mais rígido, no qual as equipes não precisariam consultar a FIA e, desta forma, ficarem à mercê de interpretações da Comissão Técnica. "O problema é que com o regulamento desta forma, a FIA pode interpretá-lo da maneira que quiser, e quando quiser", resumia.

O estopim do problema foi o polêmico sistema de freios da McLaren, considerado legal pela entidade. Várias equipes reclamaram contra o sistema, alegando que se tratava de um tipo de controle de tração ou um sistema de direção nas quatro rodas.

O polêmico sistema de freios do time de Woking funciona por meio de um terceiro pedal e um dispositivo que, quando acionado, direciona mais força frenante para uma das duas rodas traseiras. Desta forma, ao acionar o pedal e o dispositivo, o piloto impede que as rodas patinem, o que facilita a entrada e saída do monoposto nas curvas.

As equipes também suspeitam que o sistema possua algum tipo de controle eletrônico ? o que configuraria auxílio eletrônico ao piloto, proibido no regulamento.

Segundo Jacques Villeneuve, da Williams, que vem desenvolvendo um sistema semelhante, mas completamente mecânico, seria impossível para o piloto modular a força correta a ser aplicada ao freio e ainda precisar o momento exato de fazê-lo.

De qualquer forma, a FIA nega todas as hipóteses levantadas pelas equipes rivais da McLaren. Para Patrick Head, o episódio marcou um bom momento de rever o regulamento da F-1. "Hoje, quando uma equipe submete alguma idéia à FIA e esta é aprovada, só ela equipe fica sabendo. As demais, que por sua leitura do regulamento possam ter achado que o dispositivo seria ilegal, acabam prejudicadas", disse Patrick, que bate na tecla de um regulamento mais exato e sem necessidade de interpretações da Federação internacional de Automobilismo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 28/04 - Formula3.cc: suspensas as atualizações
 28/04 - Os números da GP2 Series
 28/04 - Parente e Kobayashi venceram, e Senna co-lidera a tabela
 28/04 - Hirvonen venceu na Jordânia, e assumiu a liderança do WRC
 20/04 - Confira as posições da prova de Tarumã
 20/04 - Veja o resultado de "Três Horas de Tarumã"
 20/04 - Lima/Bonilha ganharam a abertura do Brasileiro
 20/04 - Comando paranaense na prova em Tarumã
 20/04 - Navarro: 100% de aproveitamento na primeira rodada da Sul-americana
 20/04 - Danica: Vitória feminina na prova em Motegi
 19/04 - Cordova vai largar na pole position da primeira da Copa Clio
 19/04 - Navarro larga na frente também no domingo
 18/04 - Wilson é pole provisório e Bernoldi o melhor brazuca no bota-fora
 18/04 - Denis Navarro conquista pole position
 18/04 - Fórmula 3 já passa dos 250 km/h em Curitiba
 18/04 - Bom tempo anima equipes para o desenvolvimento dos monopostos
 18/04 - Cardoso e Cordova fizeram os melhores tempos pela Clio
 18/04 - Navarro comandou o treino da Sul-americana
 17/04 - Paulista Denis Navarro foi o mais rápido no segundo treino em Curitiba
 17/04 - Fórmula 3 abriu programação do Racing Week em Curitiba

... 194 195 196 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados