Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou novas normas de segurança
Quinta-feira, 04 de Outubro de 2001
 
Reunido na cidade alemã de Colônia, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, aprovou um pacote de regulamentos técnicos e desportivos, que será adotado a partir do início da próxima temporada da Fórmula 1.

O principal foco dos debates foi o aumento da segurança dos bólidos, o que visa acabar com lesões aos pilotos e morte de comissários de pista no caso da ocorrência de acidentes.

O primeiro assunto tratado foram as provas de impacto a que os carros são submetidos. Ficou decidido que haverá um rigor maior na fiscalização da resistência da parte traseira, e especialmente das laterais dos bólidos. Como já vinha ocorrendo, as equipes que tiverem seus carros reprovados nos testes de impacto serão impedidas de participar das provas.

As cintas de Kevlar que têm como função impedir que a roda se desprenda do carro em caso de acidente ? item que se mostrou ineficaz no GP da Austrália, onde um comissário de pista morreu após ser atingido pela roda do carro de Jacques Villeneuve ? terão de ter a resistência aumentada em 20%.

O mesmo percentual será adotado para o aumento da área dos espelhos retrovisores dos carros, e da luz de advertência posicionada sob o aerofólio traseiro. As luzes continuarão a atuar quando os freios são acionados, conforme aconteceu pela primeira vez no último domingo, no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis.

No que diz respeito aos equipamentos eletrônicos a bordo dos carros, foi proibida a instalação de qualquer dispositivo que permita detectar o momento em que a última luz vermelha se apaga à frente do grid, e restrições foram feitas também às engenhocas eletrônicas que assistem à pilotagem, que já se tornaram comuns, uma verdadeira mania entre os times do "circo".

Na área desportiva a principal decisão do Conselho foi a de acabar com a limitação do número de treinos, que a partir da próxima temporada poderão ser realizados em qualquer pista, ao contrário do que vem ocorrendo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 05/04 - Kubica conquista a pole para a corrida no Bahrain
 01/04 - Placar Brasil tem novos números
 01/04 - Loeb venceu pelo quarto ano consecutivo a rodada Argentina do WRC
 26/03 - Sul-brasileiro de Kart ? Resultados da Fórmula 4
 26/03 - Sul-brasileiro de Kart ? Resultados da Graduados B
 26/03 - Sul-brasileiro de Kart ? Resultados da Junior
 26/03 - Sul-brasileiro de Kart ? Resultados da Sênior A e B
 26/03 - Sul-brasileiro de Kart ? Resultados da Mirim
 26/03 - Sul-brasileiro de Kart ? Resultados da Junior Menor
 26/03 - Sul Brasileiro de Kart - Resultados da Cadete
 26/03 - Sul Brasileiro de Kart - Resultados da Novatos
 26/03 - Sul-brasileiro encerra primeira fase quase incógnito
 25/03 - Com novidades, categoria vai voltar à pista
 25/03 - Turvey e Alguersuari venceram na primeira do Britânico
 23/03 - Veja os números da Fórmula 1
 23/03 - Raikkönen fechou na frente o GP da Malásia
 22/03 - Alguersuari conquista duas poles na abertura da Britânica
 22/03 - Dupla da McLaren perde posições no grid para a prova malaia
 22/03 - Massa larga na pole do GP da Malásia
 20/03 - Brasileiro encabeçou o ?1-2-3? da Acura no Turismo dos EUA

... 197 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados