Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/03 - Os números lançados nos placares
 20/03 - Brazucas deram surra nos estrangeiros em torneio de Kart
 20/03 - A atuação dos brazucas no "Winter Tour"
 20/03 - F-Ford Inglesa: Victor Corrêa espera bons resultados em sua estréia
 16/03 - Hamilton venceu a acidentada corrida na Austrália
 16/03 - Veja o resultado da prova australiana
 15/03 - Hamilton largará na pole position do GP da Austrária
 15/03 - Glock foi despencando, e saírá em 19º
 15/03 - Veja o grid para a corrida em Merbourne
 10/03 - Acidente espetacular na prova do catarinense de Velocidade na Terra
 10/03 - ?Year Book? da Copa Clio já está à venda
 10/03 - Sara fecha na quarta posição a primeira do Uruguaio
 10/03 - Os resultados da Porsche GT3 Cup Challenge
 10/03 - Constantino Jr voou por Interlagos no sábado
 06/03 - A nota da CBA sobre a morte de Félix
 06/03 - Morre Batista Félix, o criador da F-Truck brasileira
 06/03 - Um perfil de Batista Félix
 05/03 - CBA altera data da 3ª etapa do Centro-Oeste
 05/03 - Veja as fotos de Marcas e F-Brasil
 05/03 - Confira a programação da temporada da F-BMW Américas

... 198 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados