Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um carro para derrotar os importados
Domingo, 20 de Fevereiro de 2005
 
Adilson Ayres, o ?Asa?, preparador de carros de corrida que participou do projeto Fitti F-1, e que há muito tempo trabalha com Nelson Piquet, está preparando um protótipo para disputar as provas de Endurance brasileiras, entrando nas pistas com condições de derrotar os importados.

O projeto, que receberá o nome de ?Ayres 001?, é realmente revolucionário, e a máquina é construída a partir de um chassi monocoque confeccionado em alclaide dural de aviação, empregando ainda muita fibra de carbono e titânio, materiais amplamente utilizados nos carros que disputam provas em Le Mans e da Fórmula 1.

Usando toda a experiência que adquiriu em suas temporadas no exterior, Adilson Asa acredita que a máquina será capaz de registrar tempos abaixo de 1min30s em Interlagos, uma aposta que se prende muito à carroceria construída em fibra de carbono e kevlar, que tem como ponto forte a aerodinâmica, sobre a qual o construtor evita dar maiores detalhes.

O protótipo deverá estar pronto em meados deste ano, e a estréia deverá acontecer na próxima edição da Mil Milhas.

Características Técnicas:
Projeto e construção: Adilson ?Asa? Ayres
Chassi: monocoque em alclaide dural de aviação
Motor: Nissan V-6 biturbo
Câmbio: Hewland DG300 de 5 marchas
Suspensão: independente nas quatro rodas com sistema de push-road, com barra estabilizadora regulável, de dentro do carro, na frente e atrás
Freios: Freio a disco Brembo em carbono nas 4 rodas
Amortecedores: Penske Regulace de três vias
Carroceria: Kevlar e carbono
Outros detalhes: Tanque de combustível em borracha ioul; pedaleira em fibra de carbono, Arco de proteção (santantônio) em molibidênio e titânio; arrefecimento por dois radiadores de água laterais e 4 litros cada com intercooler, e dois radiadores de óleo; rodas de 9,5 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira; parafusos em titânio, Semi-eixo em titânio vazado e peso aproximado: 560 kg.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 05/03 - Vendaval interrompe trabalhos da ?WS? em Valencia
 05/03 - F-BMW Américas correrá junto com o ?circo? em Interlagos
 05/03 - Mazzacane testou F-Truck em Guaporé
 05/03 - Fraga inicia o ano com pole e vitória
 03/03 - A classificação da F-Brasil
 03/03 - Otero ganhou duas na estréia da Fórmula Brasil
 03/03 - Geraldo Sermann foi o nome na primeira rodada do Brasileiro
 03/03 - Os números do WRC
 03/03 - Loeb venceu a rodada mexicana do WRC
 02/03 - Os números do Brasileiro
 02/03 - O resultado final da F-Truck em Guaporé
 02/03 - Monteiro vence na estréia pela Scania
 02/03 - Farfus foi o melhor no Warm Up em Curitiba
 01/03 - Veja o grid completo da Fórmula Truck em Guaporé
 01/03 - Martins é o pole na abertura do Brasileiro
 01/03 - Confira os tempos do quarto treino
 01/03 - Cirino dominou o terceiro treino em Guaporé
 28/02 - FIA testou novo sistema de sinalização em Barcelona
 27/02 - Uma categoria, duas primeiras etapas
 27/02 - Aos ?velhos?, grana, e carros para os ?novos?

... 199 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados