Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Maserati: Santa Cruz do Sul pode começar a definir temporada 2005
Terça-feira, 09 de Agosto de 2005
 
Com 200 pontos ainda em jogo, passada a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro Trofeo Maserati, realizada no dia 17 de julho, em Interlagos, todos os pilotos ainda têm chances matemáticas de chegar ao título da temporada 2005. No entanto, a partir da 6ª etapa, a ser realizada no dia 14 de agosto, no novíssimo Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, a 155 quilômetros de Porto Alegre, as definições podem estar acontecendo especialmente ao bloco de pilotos que, hoje, encontra-se no final da tabela de classificação geral.

Vale lembrar que nas nove etapas do Trofeo Maserati, da temporada 2005, estão em jogo 450 pontos. Até a 5ª etapa, 250 pontos foram disputados. Seis pilotos já conseguiram pontuação acima de 100. No bloco intermediário, outros seis pilotos somam de 50 a 100 pontos e ainda mais quatro pilotos totalizam abaixo de 50 pontos.

Na ponta estão Alencar Jr., com 164 pontos; João Adibe, 144; R. Derani, 124; C. Lunardi, 122; Renato Cattalini, 114; e Marcelo Ometto, 102. Na realidade, em Santa Cruz do Sul, caso um desses pilotos consiga somar mais 50 pontos, certamente vai disparar, faltando apenas 3 corridas ? em São Paulo, dia 25 de setembro, quando será a preliminar do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em Curitiba, dia 9 de outubro, e novamente em Interlagos, no dia 20 de novembro.

De qualquer maneira, o bloco da liderança mostra até agora um equilíbrio e, sobretudo, regularidade em suas performances de pilotagem e de conjunto do carro. Dos seis pilotos do primeiro bloco, três conseguiram a totalização máxima (50 pontos): João Adibe, na primeira etapa em São Paulo (3 de abril); Renato Cattalini, na etapa de Brasília (17 de abril) e Alencar Jr., na etapa de São Paulo, no dia 17 de julho. Além disso, C. Lunardi e João Adibe arrancaram 45 pontos, respectivamente, nas etapas do Rio de Janeiro e Curitiba. Destaque para os pilotos R. Derani e Marcello Ometto, que se valeram da regularidade em todas as provas.

No bloco intermediário da tábua de classificação encontram-se Antonio Hermann (98 pontos); C. Longo (71); Luís Cláudio Assaf ? Tatu (69); A.C. Baptista (66) e Paulo de Tarso (60). Uma vitória de 50 pontos, de um dos pilotos desse grupo, aliada a um ?escorregão? de um daqueles do primeiro bloco, pode embolar ainda mais da classificação.

E, no terceiro bloco, dependendo dos resultados de Santa Cruz do Sul, a três etapas do final, para M. Billi, A. Conte, W. Derani e V. Rossete pode significar o fim da temporada. No entanto, valem algumas ressalvas. De cinco etapas, M. Billi não conseguiu concluir três etapas (São Paulo, Curitiba e novamente São Paulo). A. Conte, por motivos pessoais, não participou das etapas do Rio de Janeiro e Curitiba. W. Derani não concluiu a etapa do Rio de Janeiro. E, finalmente, V. Rossete não conseguiu concluir quatro etapas (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e novamente São Paulo). Ele só pontuou em Brasília, onde somou 13 pontos.

Treinos, um diferencial - Pela primeira vez, os 16 pilotos do Campeonato Brasileiro Trofeo Maserati vão correr no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, daqui a 12 dias, no dia 14 de agosto. Portanto, o desafio em guiar em circuito ?desconhecido? está lançado. A pista de Santa Cruz do Sul, no sentido anti-horário, tem 3.530 metros de extensão, com sete curvas para a direita, sete para a esquerda e uma reta de 753 metros.

Na avaliação de Chico Serra, diretor esportivo do Trofeo Maserati, que também não conhece a pista, ?os treinos livres oficiais passam a ter maior importância, obviamente. É fundamental que os pilotos aproveitem muito bem os treinos para conhecer cada detalhe da pista, observar as referências. E, finalmente, estar muito atento aos pontos de ultrapassagens?.

Chico Serra, no entanto, entende também que um circuito desconhecido é um desafio a qualquer piloto. ?O fato de estar conhecendo a pista exige mais do piloto. Além disso, como se trata da primeira vez, todos os pilotos vão entrar na pista em condições iguais. Certamente, a capacidade de assimilação do traçado e a habilidade do piloto vão fazer a diferente?, ressalta.

Também na mesma linha de Chico Serra, para o piloto de Stock Car V8 e personal driver de João Adibe e F. Longo, Ricardo Maurício, ?assimilar nos treinos livres os pontos de freada, de ultrapassagens, observar os pontos da pista onde os pilotos ?escaparam? e prováveis pontos de rodadas, é imprescindível?.

Mas, sobretudo, os três treinos livres oficiais do Trofeo Maserati serão determinantes para o sucesso ou insucesso do piloto gentleman driver. ?Sabemos que os pilotos diferem-se entre si. Uns têm mais facilidades em assimilar o traçado do que outros. Isso é natural. O importante é levar com seriedade os três treinos livres oficiais e ?pegar? as referências da pista?, finaliza.

?Frentes de trabalho? - A arrecadação de alimentos não perecíveis da 6ª etapa do Campeonato Brasileiro Trofeo Maserati, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, será doada à Secretaria de Desenvolvimento Social do município que, por sua vez, será distribuída a todos os projetos sociais daquele órgão, em especial do programa ?Frentes de Trabalho?.

A população de Santa Cruz do Sul poderá assistir à corrida, cujo ingresso será um quilo de alimento não perecível. A responsabilidade da arrecadação será da primeira-dama Vera Wenzel, da vice-prefeita Helena Hermany e da própria Secretaria de Desenvolvimento Social. Um dos principais programas desta secretaria, ?Frentes de Trabalho? contempla um dia de trabalho do voluntário a alimentação do dia. Além disso, prevê doação de cesta básica aos desempregados e carentes da cidade.

A exemplo da última etapa em São Paulo, quando o Trofeo Maserati recebeu quase 15 mil visitantes e arrecadou 7 toneladas, os organizadores esperam dobrar os recordes no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 27/02 - Coutinho Nogueira passa a integrar Comissão da FIA
 27/02 - Dennis pode perder o status de homem forte na McLaren
 26/02 - Margaritis decide deixar o DTM
 25/02 - Começa no dia 6 de abril a temporada da F-Nippon
 23/02 - Mais um Hill estréia no automobilismo
 22/02 - Fórmulas Indy & Cart: anunciada a reunificação das categorias
 22/02 - Resolução torna obrigatório exame antidoping Stock Car
 21/02 - Débora Rodrigues volta à Truck em 2008
 21/02 - Streit segue no mesmo time, mas muda de categoria
 21/02 - Beretta será companheiro de Razia na Elk Motorsport
 20/02 - F-Ford Inglesa: Victor Corrêa se junta à legião estrangeira na Inglaterra
 20/02 - FÓRMULA SÃO PAULO: Carioca Henrique Lambert é o segundo em Interlagos
 20/02 - Rafael Suzuki garante mais dois pódios nas Filipinas
 20/02 - Feirão de Kart acontece domingo na Granja Viana
 18/02 - Comissão de Segurança da Stock Car vistoriou Autódromo de Interlagos
 15/02 - Stock Car voltará a ter reabastecimento nas provas
 11/02 - Sul-Brasileiro será aberto em Londrina
 10/02 - Latvala comandou a festa da Ford na Suécia
 08/02 - Morre o último participante do primeiro GP
 07/02 - F-Truck ?inaugura? temporada brasileira em 2008

... 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados