Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/02 - Coutinho Nogueira passa a integrar Comissão da FIA
 27/02 - Dennis pode perder o status de homem forte na McLaren
 26/02 - Margaritis decide deixar o DTM
 25/02 - Começa no dia 6 de abril a temporada da F-Nippon
 23/02 - Mais um Hill estréia no automobilismo
 22/02 - Fórmulas Indy & Cart: anunciada a reunificação das categorias
 22/02 - Resolução torna obrigatório exame antidoping Stock Car
 21/02 - Débora Rodrigues volta à Truck em 2008
 21/02 - Streit segue no mesmo time, mas muda de categoria
 21/02 - Beretta será companheiro de Razia na Elk Motorsport
 20/02 - F-Ford Inglesa: Victor Corrêa se junta à legião estrangeira na Inglaterra
 20/02 - FÓRMULA SÃO PAULO: Carioca Henrique Lambert é o segundo em Interlagos
 20/02 - Rafael Suzuki garante mais dois pódios nas Filipinas
 20/02 - Feirão de Kart acontece domingo na Granja Viana
 18/02 - Comissão de Segurança da Stock Car vistoriou Autódromo de Interlagos
 15/02 - Stock Car voltará a ter reabastecimento nas provas
 11/02 - Sul-Brasileiro será aberto em Londrina
 10/02 - Latvala comandou a festa da Ford na Suécia
 08/02 - Morre o último participante do primeiro GP
 07/02 - F-Truck ?inaugura? temporada brasileira em 2008

... 200 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados