Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mais uma temporada de "Guerra dos Pneus"
Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2002
 
Mais que a batalha entre as equipes e os pilotos pelo alcance do topo da tabela dos Mundiais, a temporada 2002 da Fórmula 1 terá a chamada "Guerra dos Pneus", um confronto que pelo segundo ano consecutivo será travado entre os japoneses da Bridgestone e os franceses da Michelin.

Impensável nos anos de 1999 e 2000 - quando apenas a fábrica nipônica fornecia seus compostos aos times- , a Guerra dos Pneus faz com que legiões de Técnicos e Engenheiros trabalhem incessantemente mesmo no período em que os pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta curtem suas chamadas "férias de Inverno".

Superação de limites e desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas são as palavras de ordem nas duas fábricas. Não importam quantos milhares de Dólares terão de deixar os cofres desta ou daquela empresa, valendo sim os resultados que os gastos geram no sentido de satisfazer os anseios dos cada vez mais exigentes times que integram as carteiras de clientes de um ou outro fornecedores.

Franceses saíram na frente

É fato que é praticamente impossível avaliar o nível de desenvolvimento atingido tanto por Bridgestone quanto por Michelin antes que os carros calçados com seus compostos entrem na pista "prá valer".

É inviável saber quais foram os técnicos que conseguiram maior evolução sem que os bólidos estejam reunidos num mesmo local, sob as mesmas condições meteorológicas, e num mesmo momento, condições que não acontecem nos testes de pré-temporada, que foram realizados às dezenas desde os primeiros dias de janeiro.

Um fator, porém, coloca os franceses em vantagem sobre os nipônicos: os integrantes do Departamento de Marketing da fábrica de Paris trabalharam muito melhor no período de "entressafra" de corridas, persuadindo os integrantes da equipe McLaren a bandearem para seu lado, interrompendo uma parceria de três anos com a fábrica concorrente.

Uma coisa é certa, apesar das afirmativas em contrário dos chefões de cada uma das fábricas: haverá sim prioridade para os principais clientes que compõem cada uma das carteiras.

Aos times de menor porte, estará reservado o privilégio de "pegarem carona" nas tecnologias desenvolvidas para os "Top Teams", o que com certeza não resultará em nenhuma desvantagem.

Confira no quadro abaixo quais equipes integram a carteira de clientes de cada uma das produtoras de pneus.

Bridgestone

Michelin

Arrows

Jaguar

BAR

McLaren

Ferrari

Minardi

Jordan

Renault

Sauber

Toyota

Williams

 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/02 - Japonês da categoria começa no dia 5 de abril
 29/01 - Tabelas
 27/01 - Loeb começa a temporada com vitória no WRC
 20/01 - "Tenho medo de perder a motivação", diz Alonso
 20/01 - Matos assina com a AGR e será adversário de Bia na IPS
 12/01 - Brasil fora do calendário da LMES
 04/01 - Falta de segurança cancela edição 2008 do 'Dakar'
 21/12 - Quadro final do Placar Brasil
 17/12 - O resultado da última da Truck em 2007
 17/12 - Vitória de Piquet na festa de Giaffone
 17/12 - Os números da F-Truck
 17/12 - Os números finais da temporada da Sul-Americana
 17/12 - Faria Jr passeou por Interlagos
 14/12 - Linha de pipa provoca acidente no Kartódromo de Interlagos
 11/12 - Confira a programação para São Paulo neste final de semana
 11/12 - ?Chupeta? faleceu no início da madrugada do domingo
 10/12 - A pontuação final de pilotos na Stock Car V8
 10/12 - Quem sai e quem fica com as novas regras
 10/12 - Classificação final das equipes da V8 em 2007
 10/12 - CBA esclarece as regras para a temporada 2008 da V8

... 201 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados