Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Vem aí a 19ª prova do ?circo? em solo australiano
Terça-feira, 04 de Março de 2003
 
Caso os madeireiros locais sejam impedidos de cumprir a ameaça de boicote ao Grande Prêmio, a Austrália sediará neste final de semana sua 19ª corrida de Fórmula 1, a oitava na pista armada no interior do Albert Park, em Merlbourne.

A primeira visita da mais badalada categoria do automobilismo mundial à Terra dos Cangurús aconteceu em 1985, quando o finlandês Keke Rosberg ganhou a bordo de Um Williams/Honda.

Em 1986 o triunfo foi francês, alcançado por Alain Prost, que ganhou pilotando um McLaren/Porsche. Em 87 aconteceu o primeiro triunfo de um piloto da Ferrari, quando o austríaco Gerhard Berger chegou na frente.

Alain Prost voltaria a vencer com um carro da McLaren em 1988, desta vez com a máquina empurrada por um motor Honda. Em 89 a vitória foi do belga Thierry Boutsen, com um Williams/Renault, e em 90 e 91 aconteceram triunfos de Nelson Piquet e Ayrton Senna, correndo respectivamente com modelos Benetton/Ford e McLaren/Honda.

Gerhard Berger voltou a ganhar a prova australiana em 1992, com um McLaren/Honda, enquanto no ano seguinte o nosso Ayrton Senna também venceu com um carro da McLaren, mas empurrado por um motor Ford.

O conjunto Williams/Renault saiu vitorioso nos dois últimos anos em que a prova australiana foi realizada em Adelaide: em 1994 o ganhador foi o britânico Nigel Mansell, e em 95 o topo do pódio foi ocupado por Damon Hill.

Hill venceu a primeira em Merlbourne

Outra vez pilotando um Williams/Renault, o inglês Damon Hill venceu o GP da Austrália de 1996, quando as provas passaram a ter como palcoo circuito de Merlbourne.

Em 1997 e 98 dois triunfos consecutivos para o conjunto McLaren/Mercedes: o escocês David Coulthard levou a melhor em 98, e seu companheiro finlandês Mika Hakkinen foi o ganhador de 1998.

Em 99 a aconteceu o primeiro triunfo de um modelo da Ferrari em Merlbourne, com o irlandês Eddie Irvine, que iniciou a sequencia de sucessos dos carros produzidos em Maranello que o pentacampeão mundial Michael Schumacher tratou de manter, vencendo consecutivamente entre 2000 e 2002.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 09/12 - Divulgado boletim médico sobre Renato Russo
 09/12 - Acidente com Rafael Sperafico interrompe programação em São Paulo
 09/12 - Stock Light: Temporada termina de maneira trágica
 09/12 - Gomes venceu, e Sperafico é o vice da V8
 06/12 - Corsa e Pirelli lançam portal e-comerce de pneus de competição
 06/12 - Filho de Djalma Fogaça vai estrear na Stock Jr
 05/12 - Chiadeira em vão. Negrão/Mattheis têm confirmado o título da GT3
 02/12 - Piquet Sports segue na frente na nebulosa Granja Viana
 02/12 - Posições inalteradas na liderança na Granja
 02/12 - #3 segue na frente em Cotia
 01/12 - Poles colocam Negrão/Mattheis mais perto do título da GT3
 01/12 - Victor Correa conquista o título por antecipação na F-São Paulo
 28/11 - Dois títulos verde e amarelos no Sul-americano de Rali
 28/11 - Busato: título brasileiro no kartismo chinês
 25/11 - Duas vitórias suíças, e (enfim), uma atuação decente do Team Brazil
 25/11 - Veja os resultados da A1GP na Malásia
 25/11 - Confira a pontuação final do "Desafio"
 25/11 - Vitória de Di Grassi na segunda corrida em Floripa
 25/11 - Schumacher passeou na primeira prova do Desafio
 25/11 - Di Grassi foi o melhor no Warm Up em Floripa

... 202 203 204 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados