Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
TRUCK: Cirino venceu prova eletrizante em Curitiba
Domingo, 10 de Junho de 2001
 
A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck em Curitiba começou com uma emocionante homenagem ao piloto da Stock Car, Laércio Justino, morto em acidente nos treinos de sexta-feira em Brasília.

Dada a largada as emoções passaram para as acirradas disputas de uma das corridas de maior nível de competitividade da Fórmula Truck. Apesar de ter liderado a maior parte do tempo, Wellington Cirino teve momentos de aperto pela pressão de dois pilotos: Renato Martins e Djalma Fogaça, que foi uma atração a parte pela capacidade de recuperação, mesmo depois de parar nos boxes para reparo na bomba de alimentação de combustível.

Nas seis primeiras voltas Djalma Fogaça já foi um dos protagonistas da briga pela liderança da prova ao lado de Wellington Cirino em primeiro e Renato Martins na terceira posição. Depois de pressionar por três voltas o líder que estreou o Mercedes-Benz com injeção eletrônica, Fogaça ganhou a ponta da prova na volta seguinte, no final da reta dos boxes. Depois de três voltas viu suas esperanças de vencer a prova caírem por terra quando seu Ford Cargo começou perder rendimento por causa do problema no sistema de alimentação. Caiu para oitavo e agüentou até a 12a. volta, quando veio a bandeira amarela obrigatória.

Com três voltas com o Pace Truck na pista, sem valerem para a prova, Fogaça pôde entrar nos boxes, fazer o reparo na mangueira de óleo e voltar em último, sem no entanto perder a volta que ficou parado. A recuperação demorou seis voltas e na 19a já ganhava a quinta posição do piloto de Pernambuco, Beto Monteiro.

Na volta de número 20, com Wellington Cirino liderando, ainda que algumas vezes recebendo forte pressão do caminhão Volkswagen de Renato Martins, um acidente mais grave ocasionou a entrada do Pace Truck novamente na pista. Roberval Andrade, que vinha em terceiro, com uma corrida bem administrada e ultrapassagens com competência, bateu forte no final do ?S? de alta velocidade. Com um pneu estourado seu Scania foi de frente para as barreiras de pneus e guard-rail. O piloto ficou algum tempo desacordado e só retomou a consciência depois da intervenção médica do Dr. Daniel Moraes.

?Sua pressão estava muito baixa, mas depois de colocarmos o tubo de oxigênio e fazer a irrigação periférica, ele voltou ao normal. Mesmo assim fizemos o resgate com o colar cervical e o transportamos para o Hospital Cajuru, para exames de tórax e coluna cervical?, explicou o médico especializado em resgate em corridas.

Com o trabalho de resgate e retirada do caminhão de Roberval, a prova ficou interrompida por oito voltas. Na nova largada, os três primeiros voltaram a ser Wellington Cirino, Renato Martins e Djalma Fogaça, como no início da prova. Em quarto vinha o gaúcho Jorge Fleck, comemorando sua colocação depois de ter sido penalizado três vezes por excesso de velocidade, duas no radar e uma nos boxes.

Mais tarde foi confirmado que a última bandeira de penalização teve o número trocado pelo assistente do diretor de prova. No lugar do número 11 do Volvo de Diumar Bueno, foi mostrada a placa com o número 1 do Volvo de Jorge Fleck. Mas sua irritação no final da prova que não conseguiu terminar, não foi tanto pelas penalizações. Na disputa dos três primeiros colocados na última volta, os caminhões de Djalma Fogaça e Renato Martins se enroscaram na
curva 1 e Renato acabou saindo da pista. No seu desespero em voltar para a prova, o Scania de Martins atingiu em cheio o Volvo de Jorge Fleck. ?Não sei mais o que falta acontecer na pista. É muita falta de sorte?, desabafava desapontado o bi-campeão da Truck.

Depois desse último acidente da corrida, sobrou para Wellington Cirino levar seu Mercedes até a bandeirada final já comemorando muito sua primeira vitória na categoria dentro do caminhão. No box da equipe ABF, os chapéus com a marca da Mercedes voaram das mãos dos mecânicos e representantes da fábrica, na comemoração da primeira vitória da marca nas corridas de caminhões no Brasil.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 14/11 - Os números da Fórmula Truck
 14/11 - Resultado de Campo Grande adiou a decisão
 14/11 - Completada a lista de inscritos do Desafio das Estrelas
 10/11 - Mil Milhas ? Vitória incontestável de Gene /Minassian
 10/11 - Mil Milhas ? Faltam menos de 50 voltas para terminar
 10/11 - Mil Milhas ? Mais de 6 horas de prova e Peugeot na liderança
 10/11 - Mil Milhas ? Prova deve mesmo terminar com menos de 9 horas
 10/11 - Mil Milhas ? parcial com 228 voltas
 10/11 - Mil Milhas ? parcial com 174 voltas
 10/11 - Mil Milhas ? Com 153 voltas equipe Peugeot ainda Lidera
 10/11 - Mil Milhas ? Brasileiros são segundos na LMGT2
 10/11 - Mil Milhas ? A liderança da LMGT1 é do Corvette da Alphand Aventures
 10/11 - Mil Milhas ? Equipe Barazi Epsilon lidera da LMP2
 10/11 - Mil Milhas ? 75 voltas completadas até agora
 10/11 - Mil Milhas ? Prova pode ser a mais rápida de todas as edições
 09/11 - Mil Milhas ? Saiba como acompanhar a prova
 08/11 - Mil Milhas ? Lamy e Sarrazin conquistam a pole em Interlagos
 08/11 - Mil Milhas ? Peugeot derruba ainda mais os tempos em Interlagos
 07/11 - Paulista é o quarto a garantir o vice em 2007
 07/11 - Carbone acrescentou mais uma vitória ao Placar

... 205 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados