Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Circuito de Campo Grande desafia pilotos da Fórmula 3 sul-americana
Terça-feira, 11 de Setembro de 2001
 
A capacidade de adaptação de cada piloto e a sensibilidade para acerto do carro numa pista desconhecida serão fatores determinantes ao resultado final da oitava etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. A corrida, marcada para as 12 horas de Brasília do próximo domingo no Autódromo Internacional de Campo Grande, vai marcar mais um round da disputa pela liderança, até aqui liderada com certa folga por Juliano Moro.

O piloto gaúcho, que pilota o carro número 2 da Amir Nasr Racing, venceu quatro corridas na temporada ocupou o degrau mais alto do pódio em Buenos Aires, Londrina, Brasília e Fortaleza. As outras três provas do ano, disputadas em Interlagos, Paraná e Mar de Ajó, tiveram como vencedor outro piloto da equipe brasiliense, o paulista Thiago Medeiros, que aparece em terceiro na classificação, atrás de seu conterrâneo Ângelo Serafim, da Avallone.

Com a temporada encaminhada para sua fase final, Moro passa a ser o ?inimigo comum?. Tanto Serafim quanto Medeiros prometem dar início na primeira corrida da categoria no Mato Grosso do Sul à campanha de reabilitação para que a disputa pelo título não seja encerrada antes do fim da temporada. Moro abriu uma significativa vantagem de 30 pontos com as vitórias de ponta a ponta nas duas últimas etapas, em Brasília e em Fortaleza.

Thiago entende que numa pista desconhecida como a de Campo Grande o essencial será o entrosamento homem-máquina. ?Quem estiver mais à vontade no carro vai ter mais chances de disputar a vitória?, reconhece o paulista da Amir Nasr, que compete na F-3 sul-americana com apoio do pool CEB/Banco Regional de Brasília/Drugovich/JFM. ?E, no que diz respeito a isso, estou em casa. Venho me dando muito bem com o carro?, manifesta o paulista.

Um dos objetivos de Medeiros em Campo Grande será pôr fim à má fase. Em Brasília, enfrentou problemas com a bomba de combustível desde o início e na última volta, o sistema pifou e ele não conseguiu levar o carro à linha de chegada, ficando em décimo. Em Fortaleza, voltou ao pódio em terceiro lugar, mesmo tendo terminado a corrida com um pneu furado. ?Um bom resultado vai me colocar de volta na disputa pela liderança?, aposta.

Para o Moro, o fato do circuito ser desconhecido não representa uma dificuldade. ?Andei em outras pistas onde nunca havia feito nenhum treino, também. Se você tem um carro bom, o tempo vem fácil?, comenta o gaúcho. ?Eu tenho uma certa tranqüilidade quanto a isso, porque tenho nas mãos um bom equipamento e faço parte de uma equipe muito competente. Em pista nova ou não, esses fatores garantem chances de disputar a vitória?, diz.

Diante da vantagem de 30 pontos que administra na classificação do campeonato, Juliano compara sua situação à dos grandes times de futebol. ?Estou numa situação tranqüila quanto a isso, também, mas nem por isso vou jogar na defesa. A intenção, como sempre, é subir para o ataque?, manifesta. ?Vamos desenvolver o trabalho de acerto do carro a partir de um set up básico e adaptá-lo às condições da pista. Tem tudo pra dar certo?, aposta.

Luís Medrado, o outro integrante da Amir Nasr, mantém expectativas positivas. ?Nas outras duas corridas em que estive em igualdade de condições com os outros pilotos, fui bem?, lembra. Em Mar de Ajó, na Argentina, também um circuito desconhecido por todos, o piloto baiano não marcou pontos expressivos por conta de um acidente com o piloto local Gabriel Werner. Em Brasília, onde havia feito vários treinos, foi terceiro colocado.

Os testes feitos na semana passada em Brasília também são vistos como trunfo por Medrado, que conta com apoio da Copene/FazAtleta. ?Testamos coisas novas para melhorar o rendimento do carro e tudo funcionou bem. A intenção é virar rápido desde os primeiros treinos, para a coisa engrenar?, afirma o piloto, que revela o objetivo de finalizar a corrida em Campo Grande entre os quatro primeiros colocados. ?Quem sabe pinte mais um pódio?, torce.

Os pilotos da F-3 sul-americana chegam à capital sul-mato-grossense nesta quinta-feira. Os treinos serão abertos na sexta-feira, com duas sessões livres e duas oficiais. No sábado, haverá mais um treino livre e a tomada de tempos para formação do grid de largada, às 12h30 locais, 13h30 de Brasília. A programação do fim de semana prevê, também, a realização de uma prova da Espron, categoria de protótipos criada por Nelson Piquet.

Colaborou Luciano Monteiro
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 05/11 - Com duas vitórias, Negão/Mattehis assumem liderança do GT 3
 05/11 - Os números do GT 3
 05/11 - Vitória de Cardoso adiou a decisão na Copa Clio
 05/11 - Romanini ganhou a oitava etapa do Marcas
 04/11 - Domingo de muita movimentação nas pistas brasileiras
 03/11 - GT3: Moreno e Mattheis são os poles em Goiânia
 03/11 - Farias conquista a pole da Clio em Curitiba
 03/11 - Cardoso foi o melhor no terceiro treino da Clio
 02/11 - Clio: Prova do domingo terá transmissão ao vivo
 02/11 - Mil Milhas Brasil - ?Les machines? já estão em Interlagos
 02/11 - Só deu Pousa nos chuvosos treinos da Clio em Curitiba
 01/11 - Título é o quarto de um brazuca na temporada
 01/11 - Mais uma vitória, e Fraga festeja título por antecipação
 28/10 - Apenas quatro seguem ?vivos? na briga pelo título
 28/10 - Rodrigo venceu de ponta a ponta em Tarumã
 27/10 - Pela terceira vez no ano, Rodrigo Sperafico larga na frente
 26/10 - Quatro anos após, Nonô volta a andar na frente
 26/10 - Figueiredo surpreendeu no segundo treino da V8
 26/10 - Comando de Bueno no primeiro treino da V8 em Tarumã
 26/10 - Gens e Carvalho comandaram os treinos da Júnior

... 206 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados