Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/10 - Começam os treinos para a segunda rodada do ?Playoff? da V8
 25/10 - Confira a programação do final de semana
 25/10 - Carreata nas ruas de Porto Alegre
 23/10 - Nunes e Razia vão brigar pelo vice na F-3000 Européia
 23/10 - Streit repete o vice na Japonesa
 23/10 - Melo Júnior recebeu o troféu do título da ?GT2? na ALMS
 21/10 - Com cenas geniais, filme terminou em festa da ?Zebra?
 21/10 - Os números finais da temporada 2007
 21/10 - O resultado completo da prova final
 20/10 - Streit venceu a penúltima corrida da Japonesa
 20/10 - Com volta mágica, Massa garante a pole position para o GP Brasil
 20/10 - Domínio de Massa no último treino
 19/10 - Hamilton fechou na frente o segundo treino
 19/10 - Raikkönen comandou o primeiro treino
 17/10 - Brasileiros podem conquistar dois títulos neste final de semana
 14/10 - Popó repetiu sua melhor posição na categoria
 14/10 - Veja como ficou a pontuação
 14/10 - Confira o resultado completo da prova portenha
 14/10 - Cacá ganhou a primeira disputa do ´Playoff?
 13/10 - Dois Ricardo na primeira fila do grid em Buenos Aires

... 207 208 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados