Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/10 - O resultado, e os números do ?circo?
 07/10 - Erro de Hamilton escancara a briga pelo título
 06/10 - SEAT garante um ?1-2-3? no grid do WTCC em Monza
 06/10 - Giaffone vai sair na frente na corrida deste domingo em Pinhais
 06/10 - Borlenghi comandou o quarto treino em Curitiba
 06/10 - Com ?barba, cabelo e bigode?, Streit reassume o topo da tabela
 06/10 - Vettel sofre ?meia punição?, e largará em 17º na prova de Xangai
 06/10 - Uma volta perfeita, e Hamilton fica ainda mais perto do título
 06/10 - Domínio de Giaffone no terceiro treino em Pinhais
 05/10 - Räikkönen foi o melhor da sexta-feira na China
 05/10 - Os tempos da sexta-feira
 04/10 - McRae será homenageado na 12ª etapa do WRC
 30/09 - Os números da GT3
 30/09 - Bonifácio/Feldmann e Negrão/Mattheis ganharam pela GT3
 30/09 - Gemperli ganhou pela Copa Clio em S. Cruz
 30/09 - Os números do ?circo?
 30/09 - Hamilton venceu e abriu 12 pontos de vantagem
 30/09 - Cordova larga na pole da Clio em S. Cruz
 30/09 - Negrão/Mattheis saem duas vezes na frente pela GT3
 29/09 - Trabalhando na reconstrução do Banco de dados

... 209 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados