Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/09 - Massa, Galera, Guimarães, Di Grassi... Os rankings ganham novos números
 17/09 - Furo no pneu valeu a vitória ao ?mano? na Pick Up Racing
 17/09 - Urnhani chegou na frente em S. Cruz do Sul
 17/09 - Índia terá seu primeiro GP em 2010
 16/09 - Veja os números da F-Truck
 16/09 - Benavides ganhou a prova da Truck em Goiânia
 16/09 - Galera e Guimarães venceram, e Faria Jr é campeão da Sul-americana
 16/09 - Acidente de Helicóptero matou Colin McRae
 16/09 - Raikkönen encabeçou a dobradinha da Ferrari em Spa
 13/09 - ?Fraga 10? e Senna movimentaram os rankings
 11/09 - Paulista de Kart prosseguiu na Aldeia da Serra
 11/09 - Paulista de Kart: confira o resultado da Biland KGP
 11/09 - Paulista de Kart: veja o resultado da prova da Biland KGP e SS
 10/09 - Na estéreia, Cazuni faturou no Brasileiro
 10/09 - Pousa venceu pela Clio na capital capixaba
 10/09 - A classificação final da temporada da Indy
 10/09 - Franchitti vence a última e garante o título
 10/09 - Finger e Rattes chegaram na frente pela Júnior
 10/09 - Veja os números da Light
 10/09 - Com show de competência, Bragantini ganhou na V8 Light

... 210 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados