Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/09 - Como ficaram os números da categoria
 10/09 - Veja o resultado da prova da V8
 10/09 - Bueno ganhou a segunda consecutiva na V8
 10/09 - Confira todos os campeões da categoria
 07/09 - Carvalho vai encabeçar o grid da Júnior neste sábado
 07/09 - Bragantini garantiu a pole na V8 Light
 07/09 - Veja o ranking de poles em Curitiba
 07/09 - Pedro é o 15º a garantir a pole na pista de Pinhais
 07/09 - Pedro Gomes festeja a pole position da V8
 07/09 - Confira o grid completo para a corrida deste sábado da V8
 07/09 - Alonso dominou os treinos em Monza
 07/09 - Bragantini Jr. segue na frente na V8 Light
 07/09 - Negrão começou andando na frente em Pinhais
 07/09 - Bueno comandou os treinos no anel externo em Pinhais
 07/09 - A mescla dos tempos da quinta-feira
 07/09 - Os tempos da V8 na quinta-feira
 07/09 - Bragantini Jr foi o destaque pela V8 Light
 07/09 - ?Cauê? foi o melhor dos treinos da Júnior
 03/09 - Castro Neves, Melo Júnior e Junqueira também movimentaram os rankings
 02/09 - Bonifácio/Feldmann venceram duas vezes em Curitiba

... 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados