Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/09 - Como ficaram os números da categoria
 10/09 - Veja o resultado da prova da V8
 10/09 - Bueno ganhou a segunda consecutiva na V8
 10/09 - Confira todos os campeões da categoria
 07/09 - Carvalho vai encabeçar o grid da Júnior neste sábado
 07/09 - Bragantini garantiu a pole na V8 Light
 07/09 - Veja o ranking de poles em Curitiba
 07/09 - Pedro é o 15º a garantir a pole na pista de Pinhais
 07/09 - Pedro Gomes festeja a pole position da V8
 07/09 - Confira o grid completo para a corrida deste sábado da V8
 07/09 - Alonso dominou os treinos em Monza
 07/09 - Bragantini Jr. segue na frente na V8 Light
 07/09 - Negrão começou andando na frente em Pinhais
 07/09 - Bueno comandou os treinos no anel externo em Pinhais
 07/09 - A mescla dos tempos da quinta-feira
 07/09 - Os tempos da V8 na quinta-feira
 07/09 - Bragantini Jr foi o destaque pela V8 Light
 07/09 - ?Cauê? foi o melhor dos treinos da Júnior
 03/09 - Castro Neves, Melo Júnior e Junqueira também movimentaram os rankings
 02/09 - Bonifácio/Feldmann venceram duas vezes em Curitiba

... 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados