Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 19/08 - O resultado da 1000 Km de Spa
 19/08 - Veja o resultado completo da prova da V8
 19/08 - Cacá chegou na frente pela V8
 19/08 - Gresse ganhou com facilidade a 5ª etapa da V8 Light
 19/08 - Cauê venceu pela Júnior em Santa Cruz
 19/08 - Carvalho e Gonçalves saem na frente pela Júnior
 19/08 - Gresse Filho sai na frente pela V8 Light
 19/08 - Rodrigo Sperafico empatou com conterrâneo no ranking de pole positions
 19/08 - Confira o ranking geral de poles da V8
 19/08 - As marcas da Super Classificação no RS
 19/08 - Os tempos da classificatória em SCS
 17/08 - Sperafico foi o mais veloz no primeiro treino da V8 Light
 17/08 - Carvalho e Gonçalves foram os melhores na Júnior
 17/08 - Marcos Gomes dominou o primeiro treino da V8
 14/08 - Atualizados os rankings do Placar Brasil
 13/08 - Bonifácio/Feldmann e Negrão/Maththeis venceram as primeiras do GT3
 13/08 - Os números da Fórmula Truck
 13/08 - Giaffone venceu a terceira consecutiva no Brasileiro
 12/08 - Provas do GT3 terão compacto na sexta-feira
 12/08 - Totti sairá na frente em Caruaru

... 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 224 225 226 227 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados